Falhas na Merenda Escolar devem ser apuradas - EDITORIAL
Publicado em:
29 de maio de 2026 às 13:00:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Quem acompanha as sessões do Legislativo de Araçariguama constatou, nesta terça-feira, 26, que a Merenda Escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino tem vários pontos a serem esclarecidos de forma urgente.
Durante a discussão sobre o tema, que foi levantado pelo Vereador Helton da Van, ficou claro que as refeições servidas às nossas crianças estão distantes de ser o que consta em cardápio elaborado por nutricionista, o qual assegura não apenas uma alimentação equilibrada e balanceada, mas, principalmente, nutritiva.
Ainda no decorrer do debate, também foi levantado que o problema deve alcançar outros pontos importantes, uma vez que, a Prefeitura pode estar pagando por um contrato que não está sendo cumprido como deveria. Caso isso seja confirmado, o prejuízo é duplo: afeta diretamente os alunos e os cofres do município, que paga por aquilo que não recebe.
O aspecto mais positivo do debate foi justamente o fato de o assunto não ter sido reduzido a uma discussão política. Vereadores da base do governo também reconheceram a necessidade de esclarecimentos, demonstrando que a preocupação com as crianças deve prevalecer acima de interesses partidários. A manifestação do Presidente da Câmara, Vereador Paulo Volcov, reforçou esse entendimento de forma responsável.
Para apurar essas questões e esclarecer devidamente os fatos, o grupo tido como oposição sugeriu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que pode ter uma representatividade maior no decorrer dos trabalhos. Já a situação argumentou que as próprias Comissões Permanentes da Casa, podem dar luz à essa situação.
A divergência sobre a forma de investigação — seja por CPI ou pelas Comissões Permanentes — é legítima dentro do processo legislativo. Porém, mais importante que o instrumento utilizado, é poder acompanhar que existe disposição real de toda a Casa em apurar os fatos com seriedade e independência, pois a população espera por respostas claras e verdadeiras.
A merenda escolar, para muitas crianças, representa uma das principais refeições do dia. Por isso, qualquer falha na qualidade, no equilíbrio nutricional ou no cumprimento do contrato precisa ser esclarecida com máxima transparência e rapidez. Não se pode admitir que nossos estudantes recebam menos do que aquilo que lhes é garantido por direito. E, também, que os responsáveis por erros ou omissões tão grotescos, que já vêm ocorrendo há algum tempo, saiam impunes pela sua incompetência ou conveniência.
Mais importante que o instrumento utilizado para investigar, é ver a disposição de toda a Casa em apurar os fatos

















