top of page

Anvisa aprova novas canetas de semaglutida, incluindo a 1ª genérica

Publicado em:
17 de agosto de 2026 às 21:00:00
Anvisa aprova novas canetas de semaglutida, incluindo a 1ª genérica
Divulgação
Crédito Imagem:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou dois novos medicamentos injetáveis à base de semaglutida obtida por via sintética. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17).
A semaglutida ficou conhecida por ser o princípio ativo das "canetas emagrecedoras" Ozempic e Wegovy, usadas no tratamento para a diabetes mellitus tipo 2. Médicos também receitam a substância para o controle da obesidade.


Em maio, a farmacêutica EMS obteve o primeiro registro de semaglutida sintética no país, no medicamento Ozivy.  Agora, a EMS foi autorizada a comercializar o genérico do Ozivy, que  poderá chegar ao mercado com preços mais baixos. Como se trata de um  remédio genérico, no entanto, a nova caneta não pode ter nome comercial.


Medicamento similar

A Anvisa também aprovou um medicamento similar à base de semaglutida do laboratório Germed, vinculado à EMS.  Neste caso, além do princípio ativo, a versão similar pode ter nome e  características próprias, sem alterar o princípio ativo, além de  embalagem e rotulagem diferentes do remédio de referência. Este produto  será vendido como Semaclique.

O registro da agência reguladora reconhece o uso dos medicamentos  aliado à dieta e aos exercícios físicos. Eles são administrados  semanalmente e devem ficar armazenados em geladeira (em temperaturas de 2  °C a 8 °C) antes e depois de iniciado o tratamento.

A agência reforça ainda a necessidade do acompanhamento médico para o uso das canetas de semaglutida: "Como todos os medicamentos do tipo GLP-1, a semaglutida sintética está sujeita à prescrição de receita médica em duas vias".

Apresentações dos medicamentos aprovadas pela Anvisa

  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação  preenchido (multidose e descartável) com 1,5 ml + 1 caneta + 6 agulhas;

  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação  preenchido (multidose e descartável) com 3 ml + 2 canetas +10 agulhas;

  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação  preenchido (multidose e descartável) com 1,5 ml + 1 caneta + 4 agulhas;

  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação  preenchido (multidose e descartável) com 3 ml + 2 canetas + 8 agulhas.

Leia Mais ...

Anvisa aprova novas canetas de semaglutida, incluindo a 1ª genérica

Procurado pela Justiça é preso com drogas escondidas na roupa íntima em Mairinque

Aplicativo Pardal já está no ar; veja como denunciar irregularidades na propaganda eleitoral

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page