top of page

Vereadores Dani Castro e Marquinho Arruda acionam Ministério Público contra o aumento na cobrança do IPTU

Publicado em:
25 de fevereiro de 2025 às 14:35:00
Vereadores Dani Castro e Marquinho Arruda acionam Ministério Público contra o aumento na cobrança do IPTU
Divulgação
Crédito Imagem:

Os Vereadores Dani Castro e Marquinho Arruda protocolaram uma Representação no Ministério Público contra a cobrança abusiva do IPTU 2025.

Na denúncia, encaminhada ao Ministério Público em 24 de fevereiro, constam uma série de argumentos que constatam ilegalidades no excesso cobrado a título de IPTU. “A extrapolação exacerbada dos limites inflacionários, bem como da evolução do salário mínimo no período, de modo a dobrar, triplicar e, até mesmo, quadruplicar o tributo em relação à Legislação anterior, ainda, sem a previsão de qualquer mecanismo de escalonamento de reajuste, constitui um típico caso de violação da capacidade contributiva do munícipe, o que transgride, por via reflexa, o principio da vedação ao confisco”, diz o documento.

Dani Castro e Marquinho Arruda pedem ao Ministério Público que analise a possibilidade de ingresso com ação para suspensão da cobrança até a regularização dos casos, além disso, que verifiquem todas as denúncias contidas na Representação assinadas por ambos, inclusive verifiquem a inconstitucionalidade da Legislação que aumentou a base de cálculo, em razão da configuração de ato de improbidade administrativa. “Queremos que o Ministério Público apure o excesso de tributação em virtude de erro da municipalidade no cálculo do imposto, de modo a ser obrigada a retificar todos os lançamentos”, comentam.

Leia Mais ...

Rodada do Brasileirão terá clássicos e grandes confrontos neste fim de semana

Festa de São José segue com programação especial neste fim de semana em Araçariguama

Em clima de final de Copa, Brasil se prepara para noite do Oscar neste domingo

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page