top of page

Temos nas mãos a chance de mudar nosso destino! por Edison Pires

Publicado em:
8 de julho de 2023 às 12:30:00
Temos nas mãos a chance de mudar nosso destino! por Edison Pires
Crédito Imagem:

A Operação Overlord desencadeada pela Polícia Federal em busca de simpatizantes daquele período que não merece ser citado – cujo alguns integrantes foram descobertos na cidade de Sorocaba, a poucos quilômetros daqui – revela o desequilíbrio psicossocial muito presente na sociedade. Buscar manter vivo um dos períodos mais infames da história da humanidade é, sem dúvida nenhuma, passível de punições extremas.

Sei que vou entrar num campo muito perigoso, onde algumas pessoas poderão não entender o que pretendo comparar – e outras irão aproveitar para rechaçar porque a carapuça irá lhes servir – mas encontro muitas semelhanças daquela época com o que já ocorreu e ocorre atualmente com a ação de maus gestores e maus representantes do povo.

Aquele passado (que também teve origem na política e na troca de interesses) foi uma fase que não pode ser esquecida, na tentativa de se evitar que os acontecimentos se repitam. Ela quase foi erradica, não fosse a ação de grupos isolados – porém cada vez mais presentes – que teimam em praticar e reviver o lado mais escuro do ser humano.

Não é uma comparação chula se você observar pelo viés da maldade e do pouco valor atribuído por algozes, à vida daqueles considerados “insignificantes”.

“O pior inimigo é o falso amigo”, já diz o ditado popular. Por esse motivo, digo que o grau de crueldade empregado hoje pode ser compatível. O sorriso, o abraço, o aperto de mão, a promessa de esperança e o beijo na criancinha, não irão afastar ou desviar os objetivos sinistros de quem usou a caneta para condenar milhares de vidas, somente para atender interesses próprios e de grupos aliados.

Historicamente fomos criados para abominar aquele período infeliz que abriu feridas incuráveis e que nos deixou eternas cicatrizes. Não poderia ser diferente! Mas, ao mesmo tempo, não nos damos conta ou pouco nos incomodamos com o que ocorre à nossa volta, até que sejamos o alvo desses que utilizam a política e as táticas mais cruéis para alcançar seus objetivos. Quantos de nós brasileiros morremos à mingua no corredor de um hospital? Quantos de nós morremos de fome? Quantos de nós estamos condenados à falta de oportunidades por uma Educação ineficiente? Quantos de nos sentimos o peso da impunidade? Quantos de nós não temos acesso à água tratada? Quantos de nós temos que desistir de nossas vidas pelo simples motivo de sermos desprezíveis aos olhos de quem detém o poder para dele se fartar e enriquecer?

E a comparação pode continuar se seguirmos o caminho dos admiradores. De um lado estão aqueles que, através de uma ideologia bestial, precisam do anonimato e dos subterfúgios do “porão da sociedade” para se propagarem. De outro, estão aqueles que, por interesse, necessidade ou derradeira esperança acreditam nas promessas e, assim, condenam suas vidas ao reeleger os maus representantes.

No primeiro caso da nossa comparação, se faz imprescindível a ação e o combate das forças policiais e de todos outros meios para coibir que tamanha monstruosidade tenha a menor chance de se repetir. Já no segundo caso, necessitamos da conscientização de que a mudança que queremos e precisamos está, de forma simples e exclusiva, no nosso voto. Diferente da outra situação, temos a chance de mudar o nosso destino!

Edison Pires

Leia Mais ...

Araçariguama: Moradora grava descarte irregular de entulho na porta de sua casa

Festival de Inverno leva arte e cultura à população de Araçariguama em julho

São Roque Fest 2026: Bruno & Marrone são anunciados como primeira grande atração

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page