top of page

Saúde: sempre um passo atrás das expectativas e necessidades de quem dela precisa - EDITORIAL

Publicado em:
3 de junho de 2023 às 12:30:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:30
Saúde: sempre um passo atrás das expectativas e necessidades de quem dela precisa - EDITORIAL
Crédito Imagem:

EDITORIAL
O atendimento na área da Saúde continua sendo um dos grandes desafios a ser vencido pelas administrações públicas. Infelizmente, grande parte das cidades brasileiras tem graves problemas nesse que é um dos mais prioritários e necessários serviços para o bem-estar da população.


Boa fatia do Orçamento das cidades é destinado ao setor que, em muitas vezes, não consegue oferecer a contento os serviços seja em consultas, exames, tratamentos, falta de insumos, ausência de medicamentos ou a manutenção das unidades que podem apresentar estado precário de conservação. Essa não é uma realidade isolada. O setor de Saúde parecer estar quase sempre aquém das necessidades e expectativas e, quem leva a pior nessa história é sempre o cidadão.

Araçariguama não está fora desse roteiro tenebroso. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que afirmam terem sido vítimas de mal atendimento e de problemas tidos como mais sérios. Afinal, quem procura uma unidade de Saúde está com dores ou passando mal e, claro, buscando por alívio o mais rápido possível.

Um dos problemas mais graves encontrados recentemente pela população que necessita do sistema de saúde pública de nossa cidade, foi no agendamento de um simples exame de sangue. Tido como um dos procedimentos básicos para o diagnóstico médico, a fila de espera para o exame chegou a absurdos 4 meses! Sim, é fato! O paciente que procurou a Saúde do município na semana passada, agendou seu exame para o mês de setembro, como foi demonstrado na Câmara Municipal. É difícil acreditar que os responsáveis pelo setor permitiram que isso ocorresse.

Se um dos exames laboratoriais mais comuns e rotineiros enfrenta terrível realidade, o que dizer, então, de um procedimento um pouco mais complexo?

Segundo informações não oficiais, o município oferece opções de exames de sangue em outras cidades, transportando pacientes para Itu, por exemplo, para que o mesmo não fique desassistido. Porém, essa deve ser uma alternativa momentânea e não uma rotina a ser adotada como vem ocorrendo. Viajar em jejum, muitas vezes com dor, debilitado e sem recursos para um lanche, é a realidade da grande maioria dos pacientes, o que deixa claro que essa não pode ser uma solução definitiva.

Não há dúvidas de que o sistema de Saúde de nossa cidade necessita sanar esse problema!


Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page