top of page

Sociedade Brasileira de Pediatria sugere que, a partir dos 3 anos de idade, atividades como natação, danças, lutas ou esportes coletivos entrem na rotina infantil

Publicado em:
26 de outubro de 2021 às 18:57:25
Sociedade Brasileira de Pediatria sugere que, a partir dos 3 anos de idade, atividades como natação, danças, lutas ou esportes coletivos entrem na rotina infantil
Crédito Imagem:

Ortopedista pediátrica orienta que estímulos a exercícios físicos comecem com incentivos a sentar, engatinhar, se arrastar e andar, e devem evoluir a momentos de prazer e de autoimagem positiva
Evitar comportamentos sedentários é a grande chave para estimular os filhos a se exercitarem fisicamente. De acordo com a médica ortopedista pediátrica Dra. Natasha Vogel, desde o nascimento, pais e cuidadores devem incentivar os bebês a se sentarem, andarem etc., conforme vão crescendo. Essa missão só termina quando promoverem experiências por meio das quais os filhos poderão se identificar com a prática esportiva.
Além dos benefícios físicos de atividades como natação, lutas, danças e esportes coletivos, o esporte favorece a socialização infantil. "O esporte pode ajudá-las a fazer amigos, trabalhar em equipe, aprender a respeitar os limites com os seus colegas e se respeitar. As regras de cada modalidade esportiva permitirão que as crianças aprendam a se relacionar com os outros, ouvir o outro e ser ouvido. É importante estimular e permitir que os filhos participem de jogos e esportes da escola e da comunidade onde vivem", indica a ortopedista.
Além de promover benefícios físicos, o esporte impacta positivamente na saúde mental infantil, favorecendo a tomada de decisões, o gerenciamento de frustrações e a solução de problemas.
"As atividades coletivas podem permitir a descoberta de habilidades; desenvolvimento da coordenação motora; aprendizagem quanto aos cuidados referentes a cada atividade, o uso de equipamentos de proteção, o uso de calçado adequado, a importância da hidratação, do aquecimento e do alongamento, além de oferecer momentos de prazer; e um ponto fundamental é a prevenção da obesidade na infância e na vida adulta", adverte Natasha.
A importância de ser ativo
Para que o modo de vida ativo seja desejado e praticado pelas crianças, é interessante que as experiências esportivas sejam agradáveis, respeitem a maturidade mental da criança, sejam seguras e contribuam para o desenvolvimento natural da criança. "Os educadores físicos e os pais, de modo geral, devem oferecer um ambiente de competição saudável para estimular a confiança, a cooperação e uma autoimagem positiva, em vez de visar apenas vencer", alerta a médica. Ela explica também que se a criança não gostar de um determinado esporte, o papel dos pais é proporcionar o contato com diversas outras modalidades e explicar sobre a importância disso até que se identifiquem com um esporte ao qual queiram se dedicar.
CRÉDITOS PARA A IMPRENSA
Dra. Natasha Vogel é médica subespecialista em Ortopedia Infantil pelo IOT-HC/FMUSP, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.
Dedicada à ortopedia e ligada a atividades acadêmicas, concluiu o Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo e participa como preceptora na formação de novos ortopedistas no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
Instagram: @natashavogel
Leia Mais ...

Morador que fotografou 'nuvem cogumelo' em explosão na Zona Leste de SP relata momentos de pânico ao ver cena: 'Parecia atentado'

Carro-forte tomba e interdita trecho da Rodovia Castello Branco em Itu

Araçariguama: Castello Branco sentido interior tem trânsito lento

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page