top of page

Santana de Parnaíba celebra 445 anos com inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana

Publicado em:
4 de novembro de 2025 às 15:00:00
Santana de Parnaíba celebra 445 anos com inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana
Divulgação
Crédito Imagem:

Município comemora o aniversário com uma programação especial que inclui shows, missa e a entrega de uma das maiores obras da história da cidade com a presença confirmada do Governador Tarcísio de Freitas

Santana de Parnaíba, uma das cidades mais antigas do Brasil, completa 445 anos de fundação no próximo dia 14 de novembro. Para marcar a data, a prefeitura preparou uma programação especial que celebra a história, a cultura e o desenvolvimento do município. O grande destaque das comemorações será a inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, um dos maiores sonhos dos parnaibanos, construído com recursos próprios. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h30, na Avenida General Cezar, 613 – Campo da Vila.

Com cerca de 14 mil m² de área construída e 200 leitos, o hospital contará com ala de emergências e urgências, pronto-socorro adulto e pediátrico, unidades de internação, centro cirúrgico e UTI. A estrutura será equipada com tecnologia de ponta, permitindo a realização de exames de raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, garantindo mais qualidade e agilidade no atendimento à população, além de representar um marco para o sistema municipal.

De imediato, o novo Hospital e Maternidade assumirá toda a demanda do Pronto Atendimento Médico Santa Ana Adulto, do Pronto-Socorro Infantil e da Maternidade. Em dezembro, terão início as cirurgias eletivas e, aos poucos, os demais serviços serão implementados gradativamente, de acordo com a demanda.

As comemorações começam antes da importante inauguração, logo ao amanhecer, às 6h, com a tradicional Alvorada, que contará com a apresentação da Orquestra Municipal percorrendo as ruas do Centro Histórico. Às 7h30, será servido um café da manhã no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), localizado no Largo da Matriz, 49. Em seguida, às 9h, acontece a missa solene na Igreja Matriz Santa Ana (Largo da Matriz, s/n). À tarde, às 14h,  o público poderá prestigiar a premiação do Concurso Literário no Cemic.

À noite, a celebração continua na Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2), com shows a partir das 20h. Sobem ao palco Danillo Gomes, Lidi Lima e Kivia Pascoal, seguidos da dupla sertaneja Marcos & Belutti, conhecida por sucessos como “Domingo de Manhã”, “Eu Era” e “Romântico Anônimo”. Para encerrar o dia de festa, uma queima de fogos vai iluminar o céu em homenagem aos 445 anos de história de Santana de Parnaíba.

A entrada é gratuita, e o público é convidado a colaborar com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

TRADIÇÃO E CULTURA

Fundada em 14 de novembro de 1580 por Suzana Dias e seu filho André Fernandes, Santana de Parnaíba é reconhecida por suas fortes tradições culturais e religiosas. O município abriga eventos que atraem milhares de visitantes todos os anos, como o Drama da Paixão, o segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil, realizado há mais de 28 anos, e o Corpus Christi, com seus tradicionais tapetes de serragem e flores, confeccionados há mais de seis décadas.

Outros destaques do calendário cultural incluem o Carnaval de Rua, com o bloco Grito da Noite ao som do samba de bumbo, o Encontro de Antigomobilismo, a Folia de Reis, a Festa do Cururuquara, a Romaria do Suru e o encantador Natal de Luz.

ARQUITETURA E HISTÓRIA VIVA

Santana de Parnaíba também preserva um dos mais notáveis conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat. Entre elas, a Igreja Matriz Santa Ana, o Museu Anhanguera, o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, o Centro de Memória e Integração Cultural e a antiga sede da Câmara Municipal.

As construções em taipa de pilão, pau a pique, adobe e tijolos formam um verdadeiro museu a céu aberto, que transporta moradores e visitantes aos séculos passados.

GASTRONOMIA E TURISMO

A gastronomia é outro atrativo que conquista quem visita a cidade. São diversas opções que vão da culinária paulista e mineira a pratos veganos, vegetarianos e italianos, além de docerias, sorveterias, hamburguerias, padarias e pesqueiros.

Em reconhecimento a todo esse potencial, Santana de Parnaíba foi oficialmente incluída na lista dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) em 27 de agosto de 2025, consolidando-se como um importante destino cultural, histórico e gastronômico do Estado de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

6h - Alvorada (ruas do Centro Histórico)

7h30 - Café da manhã (Cemic)

9h- Missa (Igreja Matriz Santa Ana)

10h30 - Inauguração Novo Hospital e Maternidade Santa Ana (Avenida General Cezar, 613 - Campo da Vila)

14h - Premiação do Concurso Literário

18h - Abertura dos portões (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2)

20h - Show com Marcos e Belutti, Danillo Gomes, Lidi Lima, Kivia Pascoal (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2)

Serviço
Aniversário de Santana de Parnaíba - Inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana

Dia: 14 de novembro (sexta-feira)

Horário: 10h

Endereço: Avenida General Cezar, 613 – Campo da Vila

+

Show de aniversário com Marcos e Belutti

Horário: 20h

Endereço: Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2)

Leia Mais ...

Santana de Parnaíba celebra 445 anos com inauguração do Novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana

Ação da PM termina com suspeito morto e apreensão de meia tonelada de cocaína em São Roque

Lona e estrutura de circo desabam durante temporal

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page