top of page

São Roque completa 369 anos no domingo, 16, em meio a celebrações e Festa do Padroeiro

Publicado em:
14 de agosto de 2026 às 15:58:00
São Roque completa 369 anos no domingo, 16, em meio a celebrações e Festa do Padroeiro
Crédito Imagem:
Bull Sky / Alexandre Vitor

A cidade de São Roque está festa! No próximo domingo, 16, completa 369 anos de fundação. A data será marcada não apenas pelas comemorações do aniversário do município, mas também pelo ponto alto das tradicionais Festas de Agosto, em homenagem ao padroeiro São Roque, reunindo história, tradição e fé em um dos momentos mais importantes do calendário da cidade. Outro ponto importante das festas fica por conta da comemoração dos 194 anos de instalação da Câmara Municipal. A data foi lembrada com sessão solene ocorrida na noite da quarta-feira, 12 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque.

O dia 16 de agosto tem um significado especial para os são-roquenses. Enquanto o município celebra mais um ano de sua história, a comunidade católica vive o momento principal das festividades religiosas dedicadas a São Roque, tradição que faz parte da identidade da cidade e atrai fiéis de diferentes regiões.

As Festas de Agosto são uma das manifestações mais tradicionais da cidade e têm na celebração do padroeiro seu principal momento. A programação religiosa mobiliza a comunidade e mantém viva uma tradição que atravessa gerações.

Além do aspecto religioso, o aniversário de 369 anos também é uma oportunidade para celebrar a trajetória de São Roque, sua cultura, seu patrimônio histórico e as características que transformaram o município em um dos principais destinos turísticos da região.

Religiosidade

Após a Novena do Morro do Cruzeiro, a Novena Diária em Louvor a São Roque (que foi encerrada ontem, 5ª feira) os devotos se preparam para a Procissão de Nossa Senhora da Assumpção – que acontece no sábado, dia 15 -, e a Procissão de São Roque, às 17h00, que parte da Igreja Matriz.

Um dos momentos mais emocionantes de toda a programação, quando milhares de fiéis vãos às ruas em peregrinação para agradecer e pedir graças ao Santo Roque.

Neste ano a imagem do Santo Padroeiro que irá percorrer as ruas em Procissão, será uma réplica denominada Imagem Peregrina. A iniciativa visa a preservação da original, que vinha sofrendo desgastes ao longo dos anos. Ela permanecerá no nicho principal, enquanto a Imagem Peregrina só será utilizada durante as festividades.

Festividades

A festa foi aberta oficialmente no domingo dia, com o tradicional Desfile dos Carros de Lenha e o funcionamento das barracas instaladas na Praça da Matriz e ao longo da Avenida Tiradentes, no centro da cidade. Shows e apresentações culturais também fazem parte da programação.

Já no Recanto da Cascata, acontece o Viva São Roque, com shows e diversas barracas, promovido pela Prefeitura.

Sessão Solene

A Sessão Solene em comemoração aos 369 anos de fundação de São Roque e aos 194 anos de instalação da Câmara Municipal ocorreu na quarta-feira, 12 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque.

Na ocasião foram homenageados: NŌR Hotel & Spa — com Placa Homenagem, por indicação do vereador Rafael Tanzi.; Grêmio União Sanroquense — com Placa Homenagem, por indicação do vereador Diego Costa; Patricio Mariano Malvezzi— com o Título de Cidadania São-Roquense, por iniciativa do presidente da Câmara, Julio Mariano; Grupo de Choro, Seresta e Serenata de São Roque — com a Medalha do Mérito “Vasco Barioni”, por proposição da vereadora Dani Castro; José Eduardo Pereira — com a Medalha do Mérito “Barão de Piratininga”, por sugestão do vereador Wellinton Oliveira.

Exposição de Darcy Penteado

A solenidade na Câmara Municipal teve ainda um componente cultural importante com a inauguração da exposição “Darcy Penteado: O Multiartista São-Roquense”, que marca o centenário de nascimento do artista. A mostra reúne aproximadamente 15 obras de colecionadores da cidade e ficará aberta ao público até 28 de agosto, na própria Câmara.

Novo Pajero é maior que SW4 e chega para enfrentar H9

Com estoques em queda, Banco de Sangue de Sorocaba faz apelo por doações

Prefeitura de Mairinque abre inscrições para processo seletivo na área da Educação

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page