Quando a coragem e a democracia se encontram - por Edison Pires
Publicado em:
25 de setembro de 2026 às 12:00:00


Crédito Imagem:
Divulgação
Na coluna desta semana quero parabenizar o jornal GAZETA de Araçariguama e ao portal de notícias MUNDO N, através do jornalista André Boccato, pela excelente iniciativa de entrevistar candidatos à Deputado Estadual e Federal que residem em nossa região. Há poucos dias das eleições, poder acompanhar o que os postulantes ao Legislativo têm em projetos a oferecer, foi muito importante.
As entrevistas foram uma verdadeira aula de democracia e respeito às diversas linhas de pensamento e posicionamento político, onde os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar propostas, tecer críticas ou elogios, expressar opiniões sobre variados assuntos.
Os dois órgãos de comunicação deram uma lição de imprensa livre e imparcialidade, ao tratar de um dos temas mais polêmicos e polarizados, que é o momento político que o país atravessa. Não houve interferência, apenas o direito de expressão da forma mais pura e democrática.
Não poderia deixar de parabenizar também a participação dos candidatos que, além de aproveitar a oportunidade de falar diretamente com o eleitor, entenderam a importância de participar de uma entrevista que trata da realidade regional, mas, que não tem fronteiras. Parabéns, candidatos! Postura de quem realmente não tem o que esconder e pode olhar olho no olho com o seu vizinho, com quem encontra na padaria ou no açougue ou com quem divide o banco da praça.
Parabéns pela coragem de se expor e falar a todos os públicos, não apenas à sua torcida uniformizada. Isso é para poucos, tenham certeza!
Independentemente do resultado das urnas, tenho comigo que esses candidatos são vencedores!
E não poderia deixar de falar que, graças a iniciativa do jornal e do portal de notícias, também tivemos a oportunidade de constatar e conhecer a nossa diversidade regional e as diversas correntes políticas e de pensamento. Foi uma experiência completa.
No fim das contas, todos nós ganhamos.
Ganhamos informação. Ganhamos diversidade. Ganhamos a possibilidade de comparar ideias e, principalmente, de formar nossa própria opinião.
E talvez seja justamente isso que mais esteja fazendo falta na política atualmente: menos torcida e mais informação; menos ataques e mais ideias; menos discursos para convencer e mais espaço para ouvir.
Por tudo isso, fica aqui meu reconhecimento à GAZETA, ao MUNDO N, ao jornalista André Boccato e sua equipe e, naturalmente, aos candidatos que tiveram a coragem de aceitar participar.
Um Viva à DEMOCRACIA!
Edison Pires
















