top of page

Primeira frente fria do inverno traz chuva, ventos de até 60 km/h e queda brusca de temperatura

Publicado em:
23 de junho de 2026 às 16:04:00
Primeira frente fria do inverno traz chuva, ventos de até 60 km/h e queda brusca de temperatura
Divulgação
Crédito Imagem:

A primeira frente fria do inverno começa a atuar no Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 22, e deve provocar mudanças significativas no tempo até quarta-feira, 24.
No Oeste Paulista, a previsão é de chuva, rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h e queda acentuada das temperaturas, que podem chegar a 9°C em Presidente Prudente.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a aproximação da frente fria já favorece a ocorrência de chuvas isoladas nesta segunda-feira, principalmente nas cidades que fazem divisa com o Paraná, com possibilidade de descargas elétricas e ventos fortes.


Na terça-feira, 23, o sistema avança sobre o estado e aumenta as condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Já na quarta-feira, 24, a instabilidade permanece, com previsão de chuva persistente em parte do território paulista.

Além da chuva, o destaque será a queda das temperaturas máximas. A presença constante de nebulosidade impedirá o aquecimento ao longo do dia, mantendo a sensação de frio.

Em Presidente Prudente, a temperatura mínima pode atingir 9°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 16°C.


Sorocaba

A região de Sorocaba está entre as áreas que devem sentir de forma mais intensa os efeitos da massa de ar frio.

As temperaturas devem variar entre 12°C e 19°C. Além da queda nos termômetros, há previsão de chuva de moderada a forte intensidade durante a terça-feira, 23, com possibilidade de rajadas de vento.


Orientações

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os alertas meteorológicos e evite áreas sujeitas a alagamentos durante períodos de chuva intensa.

Em caso de ventos fortes e descargas elétricas, a orientação é procurar abrigo em locais seguros, evitar permanecer sob árvores, estruturas metálicas ou coberturas frágeis e desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades.

Com a queda das temperaturas, o órgão também recomenda atenção especial a idosos, crianças e pessoas em situação de rua, além de cuidados no uso de aquecedores e outros equipamentos elétricos para prevenir acidentes domésticos.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Leia Mais ...

Suspeito de integrar esquema de falsas arrecadações com crianças doentes é preso em Sorocaba

Espanha apaga brilho da França e está na final da Copa outra vez

Cerco de Jericó 2026 reúne fiéis em oito dias de oração na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Araçariguama

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page