top of page

Prefeitura faz forte investimento em segurança com câmeras, operações ostensivas e aumento do efetivo da GCM

Publicado em:
27 de janeiro de 2026 às 20:56:39
Prefeitura faz forte investimento em segurança com câmeras, operações ostensivas e aumento do efetivo da GCM
Crédito Imagem:

A segurança é prioridade em Santana de Parnaíba. Para manter a cidade com índices de criminalidade reduzidos, a prefeitura mobiliza o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) para atividades de monitoramento, prevenção e combate ao crime. Uma dessas ações é a Operação Cidade Segura, que foi realizada em Alphaville, Fazendinha e Parque Santana na sexta-feira (16/1).

Com um efetivo de cerca de 80 guardas e 20 viaturas, a GCM fez abordagens e bloqueios em pontos estratégicos nesses bairros, com o objetivo de localizar veículos roubados ou furtados, possíveis foragidos, armas ilegais, drogas ilícitas e outras irregularidades. A operação mobilizou a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), o Grupamento Tático Móvel (GTM) e o Canil da GCM.

Além disso, a cidade está aprimorando seu sistema de monitoramento por câmeras e intensificou as rondas ostensivas por toda a cidade. Uma dessas ações culminou com a prisão de suspeitos e recuperação de bens roubados em um assalto com reféns em Alphaville no início do ano. Os equipamentos, o bom preparo e a agilidade da GCM foram cruciais para debelar a ação criminosa.

Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), a resolutividade da GCM em casos como esse tem relação com o treinamento constante por que passa o efetivo, o alto investimento da prefeitura em equipamentos modernos e serviços de inteligência que monitoram o município em tempo real. Essas características fazem de Santana de Parnaíba a cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com indicadores oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), e uma das mais seguras do Brasil.

Smart+ Santana de Parnaíba
Para continuar se destacando nessa área, a cidade investe em tecnologia. De acordo com a SMSU, o município possui 2,5 mil câmeras em operação. Dessas, 112 são câmeras analíticas para reconhecimento facial e de placas, que devem ser integradas em breve ao programa Muralha Paulista, da SSP-SP. O total de câmeras mantidas pela prefeitura deve chegar a 3,5 mil nos próximos meses, por meio do sistema Smart+ Santana de Parnaíba, que está sendo implementado.

O sistema ainda pode incorporar câmeras de condomínios, residências e comércio, que estejam em vias públicas ou em controle de acesso. Com isso, a prefeitura espera fazer o monitoramento de pelo menos 5 mil câmeras. Ainda neste mês, a gestão vai publicar um chamamento público convidando os munícipes que queiram cadastrar suas câmeras no sistema da prefeitura. Entre as vantagens, estão a possibilidade de atender de forma mais ágil as ocorrências e o compartilhamento de informações para se chegar a suspeitos de crimes.

Contratação de mais guardas
Essas ações também envolvem recursos humanos. Por isso, a gestão vai contratar mais profissionais nos próximos meses. Com um efetivo de 378 guardas, a prefeitura convocará mais 75 aprovados em concurso público - o que representará um aumento de quase 20% no efetivo. Aliado ao treinamento constante e à modernização da frota e equipamentos, com mais guardas, a GCM vai ampliar sua capacidade de atendimento e aprimorar sua estratégia de segurança.

Leia Mais ...

CBA (CBAV3) salta mais de 7% na B3 com avanço nas negociações para venda da companhia

Lei em Mairinque garante sensores de glicose para crianças com diabetes

Casos de violência contra pais em Jundiaí crescem 41% em 2025

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page