top of page

O processo eleitoral garante a transparência na composição do Conselho Tutelar - EDITORIAL

Publicado em:
30 de setembro de 2023 12:30:00
Atualizado em:
29 de setembro de 2023 20:18:21
O processo eleitoral garante a transparência na composição do Conselho Tutelar - EDITORIAL
Divulgação
Crédito Imagem:

O cidadão tem um importante compromisso neste domingo, 1, quando ocorre a eleição para o Conselho Tutelar de Araçariguama. Na verdade, a eleição acontece em todo o Brasil e é uma grande oportunidade para as pessoas exercerem sua cidadania, participando de momento tão ímpar.


A eleição ganha ares cada vez mais de destaque, já que vem ocorrendo uma maior conscientização da importância do papel do Conselheiro na comunidade em que vive. Nesse mesmo ritmo, as políticas públicas em defesa da criança e do adolescente têm avançado significativamente na tentativa de fazer valer os direitos e garantias à que todo menor de idade tem. Tais fatos colaboram diretamente para que se crie uma sociedade mais justa.

O processo eleitoral também garante a transparência na composição do Conselho. Ele é um mecanismo que ajuda a reduzir o risco de corrupção e nepotismo na seleção de conselheiros, uma vez que os candidatos são escolhidos pelo voto popular, em vez de nomeações políticas. Além disso, visa garantir que os conselheiros representem a diversidade da comunidade, levando em consideração questões culturais, étnicas e sociais que afetam as crianças e adolescentes em sua jurisdição.

Ter um Conselho Tutelar eficaz e representativo é fundamental para garantir que as políticas e programas em prol das crianças e adolescentes sejam implementados de maneira eficaz e que os direitos desses jovens sejam protegidos e promovidos.

E isso tem provocado um envolvimento cada vez maior da Justiça Eleitoral brasileira nesse processo. Pela primeira vez na história, todo o País terá a presença dos Tribunais Regionais Eleitorais com o fornecimento de urnas eletrônicas, por exemplo, além do suporte necessário para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Se é importante a participação popular, imprescindível também é a presença de candidatos para tão gloriosa função. E aqui se faz necessário os cumprimentos para aqueles que se propuseram concorrer à uma vaga de Conselheiro, se dispondo a doar muito de si para atuar em prol daqueles que, por diversos motivos - muitos dos quais violentos e chocantes -, estão tendo seus direitos violados. Aos eleitos caberá o privilégio de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que sejam protegidos de qualquer forma de negligência, exploração, violência ou abuso.

Portanto, a eleição para o Conselho Tutelar é um grande acontecimento e assim deve ser entendido. É importante que os cidadãos participem desse processo eleitoral, selecionando candidatos que estejam realmente engajados e tenham condições de cumprir com o seu papel.

Leia Mais ...
bottom of page