top of page

Mobiauto aponta os 20 seminovos mais procurados (e valorizados) em 2022. Compactos da Renault lideram

Publicado em:
16 de janeiro de 2023 15:00:00
Atualizado em:
16 de janeiro de 2023 19:07:32
Mobiauto aponta os 20 seminovos mais procurados (e valorizados) em 2022. Compactos da Renault lideram
Crédito Imagem:

Na interpretação do comportamento do mercado brasileiro de carros seminovos, a Mobiauto ganha destaque. Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (aumento de 130% no faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a empresa acaba de fazer um precioso levantamento que redefine os melhores negócios, sob o ponto de vista financeiro, de todo o mercado de usados do país.

A pesquisa aponta os vinte veículos mais acessados na plataforma durante o ano passado, o que já é uma ótima pista para quem quer se nortear em relação a bons negócios:

* Chevrolet Onix e Prisma;

* Fiat Strada, Argo e Toro;

* Ford Ka e EcoSport;

* Honda Civic e Fit;

* Hyundai HB20 e HB20S;

* Jeep Renegade e Compass;

* Renault Logan, Sandero e Duster;

* Toyota Corolla;

* VW Fox, Gol, Voyage.

Os pesquisadores apuraram cotações de mercado em dezembro de 2021 e repetiram a checagem um ano depois, compondo o percentual de variação de preços. Na média desses campeões de vendas, a equipe de Estatística da Mobiauto calculou uma depreciação de 2,45%. Cada um desses veículos foi verificado nas mais variadas versões de acabamento, com anos-modelos de 2019 a 2022, o que compôs um total de 227 automóveis pesquisados.

E quem são os grandes campeões?

A Renault faz “barba e cabelo”. O modelo mais valorizado da pesquisa, considerando a média das versões, foi o Logan 2019, com valorização de 6,37% no decorrer de 2022. Veja a lista dos dez mais.


De acordo com essa tabela, observa-se o predomínio de duas marcas: Volkswagen (quatro modelos) e Hyundai (três). E é de chamar a atenção a composição dos tipos de veículos, com larga vantagem aos hatches compactos, que colocaram seis exemplares entre os dez mais. São mais três sedãs e uma picape.

Já o veículo mais valorizado do Brasil em 2022 foi o Renault Sandero Authentique 1.0 12V SCe 2019, que aumentou seu preço em 11,16%. Curiosamente, essa versão nem existe mais nos showrooms de zero km da rede autorizada da marca. O único modelo com motor 1000 remanescente da família é o Sandero S Edition, como uma série especial de “despedida”. Em 2023, só o Stepway permanecerá em produção.


A lista de versões mais valorizadas denota um perfil mais eclético, embora repita uma característica em relação à anterior: a solidez da Hyundai. Ela é dona de metade dos modelos que mais ganharam preços entre o Top Ten.

E qual a explicação?

O que deixou os pesquisadores da Mobiauto perplexos, no entanto, foi que os resultados positivos colhidos pela dupla de compactos da Renault só ocorreram com os modelos 2019. Enquanto o Logan deste ano aumentou a cotação em mais de 6%, o 2020 perdeu cerca de 5%. E os mais novos foram ainda piores. Como explicar isso?

O consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, foi buscar a explicação em seus registros exatamente um ano atrás. “Ambos são veículos com vendas expressivas para locadoras. Em dezembro de 2021, algumas empresas colocaram uma grande quantidade de unidades desses dois veículos à venda, o que achatou momentaneamente as cotações pelo excesso de ofertas. Quando você parte de uma base baixa, isto é, seus preços estão bem inferiores aos dos concorrentes, a recuperação acaba acontecendo”, opina, lembrando que tanto Logan como Sandero, nos demais anos-modelos, já tiveram performances bem diferentes. “É o que eu chamo de soluço mercadológico”.

A MOBIAUTO – Em menos de três anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Leia Mais ...
bottom of page