A chuva que atingiu a região de Sorocaba neste sábado, 28, trouxe transtornos para os motoristas que precisam passar pela Estrada Sinindu em Mairinque. Um caminhão usado no transporte de presos até a penitenciária da cidade ficou atolado, já que o trecho ficou tomado pela lama.
De acordo com o diretor administrativo do Sindicado dos Agentes Penitenciários (Sindasp), os detentos precisaram ser transportados por um veículo de escolta, já que o caminhão não conseguia subir a estrada.
Há anos a situação da estrada causa transtornos para os moradores da região. O trecho dá acesso ao presídio e a outros três bairros da cidade. No entanto, sempre que chove, a lama toma conta da via e dificulta a passagem de veículos e pedestres.
Em 2018, a prefeitura tentou resolver, de forma emergencial, a situação. Em um ponto da estrada foram despejados cascalhos para ajudar na subida. Mas, com o tempo, a situação piorou ainda mais.
Em agosto de 2020, outro caminhão que transportava presos atolou no mesmo local. Dois meses depois, em outubro, a situação se repetiu.
A atual gestão do município informou que "busca junto ao governo do estado, a pavimentação desta via". Também disse que a prefeitura fez um novo pedido ao governo para que o trecho da estrada seja incluído no programa "Novas Vicinais".
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que informou a estrada já possui um projeto em fase final para inclusão em um dos próximos lotes de pavimentação do programa.
Além disso, informou também que as obras Estrada Sinindu incluem o asfaltamento de 1.580 metros e têm o valor estimado de R$ 3,6 milhões e que publicação do edital deve ocorrer até o final de 2021.