top of page

Impostômetro completa 20 anos e apresenta o Gasto Brasil para monitorar as despesas públicas em tempo real

Publicado em:
14 de abril de 2025 às 19:51:00
Impostômetro completa 20 anos e apresenta o Gasto Brasil para monitorar as despesas públicas em tempo real
Divulgação
Crédito Imagem:

Ferramenta permitirá que a sociedade acompanhe como União, estados e municípios utilizam os recursos arrecadados com impostos

Na quarta-feira (23), às 14h, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizará, no Pateo do Collegio, a cerimônia que celebrará os 20 anos do Impostômetro, painel instalado no prédio da entidade que registra, em tempo real, o valor pago em tributos pela população brasileira aos governos federal, estadual e municipal. Durante o evento, serão realizadas mais duas ações: entrega de um estudo abordando as últimas duas décadas tributárias do Brasil, e a inauguração do Gasto Brasil, ferramenta de transparência que permitirá acompanhar o ritmo dos gastos públicos da União, estados (incluindo o Distrito Federal) e municípios, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Inaugurado no dia 20 de abril de 2005, o Impostômetro, instalado no prédio da ACSP, localizado na rua Boa Vista, 51, no centro histórico da capital paulista, tem a sua história ligada à de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que, em 1792, rebelou-se contra a cobrança do quinto, imposto de 20% sobre todo o ouro produzido no Brasil, e a prática da Derrama.

Hoje, o Impostômetro é referência em informação e na conscientização do contribuinte brasileiro sobre a carga dos impostos no cotidiano das famílias brasileiras. No dia 30 de março deste ano, o painel eletrônico registrou R$ 1 trilhão, marca alcançada cinco dias antes em comparação com 2024. No ano passado, foram pagos R$ 3,6 trilhões em tributos, marca inédita na história do Impostômetro.

Gasto Brasil: nova ferramenta para monitorar os gastos públicos

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), apresenta uma nova ferramenta de transparência, o Gasto Brasil. Ela será uma “calculadora” que permitirá à sociedade acompanhar, em tempo real, o ritmo dos gastos públicos da União, estados (incluindo o Distrito Federal) e municípios. A plataforma, que terá entre outros benefícios ser uma complementação ao Impostômetro, tem a missão de monitorar os gastos governamentais e lembrar aos gestores públicos que devem zelar por cada real gasto arrecadado por meio dos impostos e outras fontes.

“Controlar os gastos públicos é uma tarefa que, nem sempre, os governantes conseguem cumprir. A eficiência da máquina pública passa, impreterivelmente, na boa gestão dos recursos arrecadados com o pagamento dos impostos”, aponta Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP. “Com o Gasto Brasil, a sociedade ganha mais uma aliada para fiscalizar e monitorar as despesas governamentais”.

O Gasto Brasil surge para reforçar a necessidade de monitorar o uso dos recursos financeiros pelos agentes públicos. Não é novidade que, atualmente, o Brasil gasta muito e mal, evidenciando-se a urgência de conhecer não somente o valor total, mas também a sua distribuição entre os entes federativos.

“Hoje, o sistema é muito mais moderno, nos permite colocar os dados em um computador e transmitir para um painel de LED. Procuramos técnicos do Tesouro Nacional para termos acesso a dados reais”, explica Guilherme Afif Domingos, ex-presidente da ACSP e atual secretário de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo. “Será possível cruzar dados como o benefício previdenciário, Bolsa Família e crédito extraordinário”.

Com o Gasto Brasil, empresários, trabalhadores, consumidores, investidores e cidadãos, em geral, terão à disposição uma ferramenta notável no acompanhamento sobre o quanto e como se gasta, gerando nos brasileiros a consciência de cobrar uma gestão responsável e qualificada do uso do dinheiro público.

“O objetivo é alcançar o maior número de municípios, dar transparência aos números que mexem com a vida da população. Somos uma rede que reúne associações e federações que podem replicar a ferramenta e fazer recortes locais e regionais. Possuímos capilaridade, e é possível fazer isso”, declara Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP).

Leia Mais ...

Morador que fotografou 'nuvem cogumelo' em explosão na Zona Leste de SP relata momentos de pânico ao ver cena: 'Parecia atentado'

Carro-forte tomba e interdita trecho da Rodovia Castello Branco em Itu

Araçariguama: Castello Branco sentido interior tem trânsito lento

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page