GCM de São Roque utiliza spray de pimenta durante dispersão de foliões na Avenida Bandeirantes
Publicado em:
20 de fevereiro de 2026 às 12:16:00

Arquivo Pessoal
Crédito Imagem:
Foto registra momentos antes da ação - Imagem: Arquivo Pessoal
Uma ação da Guarda Civil Municipal de São Roque (GCM) na noite do domingo de Carnaval, 15, por volta das 23h30, gerou controvérsia entre foliões que participavam das festividades na Avenida Bandeirantes, área reservada para desfiles de blocos e Escolas de Samba. Segundo relatos, agentes iniciaram o protocolo de dispersão após o encerramento do desfile de uma escola de samba, mas teriam utilizado spray de pimenta em frente a uma adega nas proximidades do estabelecimento Gol de Placa.
De acordo com testemunhas, o uso do agente químico ocorreu quando ainda havia grande concentração de pessoas no local, incluindo famílias que acompanhavam o evento. Alguns foliões relataram mal-estar, irritação nos olhos e dificuldades respiratórias. Há registros de pessoas que teriam passado mal e outras que chegaram a vomitar após a ação.
Rafaela Souza, uma das pessoas que afirma ter sido afetada, criticou a medida adotada. “Acho muito errado utilizar esse tipo de coisa de grande impacto em pessoas de bem que estão na rua somente para se divertir. A GCM deveria rever seus protocolos, até porque ninguém estava fazendo nada de errado. Estávamos apenas na rua nos divertindo. Tinha famílias, pois tinha acabado de terminar o desfile de uma escola de samba. Acho isso muito errado”, declarou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque, porém, até a publicação desta matéria não obteve resposta. Assim que houver alguma manifestação a respeito, o texto será atualizado.


















