Fogo em mata: crime que continua pela falta de fiscalização - EDITORIAL
Publicado em:
29 de junho de 2024 às 14:07:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:27

Divulgação
Crédito Imagem:
A certeza da impunidade ou da dificuldade de se fazer cumprir a lei por motivos diversos, continua sendo um dos motivadores para que muitas irregularidades persistam em acontecer. Entre elas, a de colocar fogo em mata.
Todos sabem que atear fogo em área de mata é crime ambiental. Em Araçariguama atear fogo no lixo, em restos de poda ou roçagem e em terrenos ou espaços com muito mato, também é crime e pode resultar em prisão e multa.
Na última segunda-feira, 24, a cidade viveu momentos de tensão em decorrência de um incêndio de grande proporção que atingiu parte da mata verde da conhecida Fazenda Cintra Gordinho. Naquela noite, o fogo foi tão intenso que exigiu a presença da Defesa Civil local, de homens do Corpo de Bombeiros de São Roque e da CPFL, uma vez que as chamas atingiram postes e linha de energia.
O incêndio desta semana pode ser considerado como um dos maiores dos últimos tempos. Porém, infelizmente, a ocorrência e o local não são nenhuma novidade, uma vez que quase todos os anos no período de seca, o fogo consome boa parte da vegetação matando animais silvestres e consumindo boa parte da flora. Outro grave problema é que a cada ocorrência, em razão da expansão de moradias, a população se sente cada vez mais ameaçada.
Embora a legislação exista, não se tem notícia de nenhum tipo de autuação para os autores. Isso mostra que os criminosos aproveitam a falta de estrutura na fiscalização, para cometerem tamanho ataque ao meio ambiente. Tal fato, pelo que se acompanha, não se restringe apenas ao município de Araçariguama, mas por grande parte daqueles que compõem a nossa região, como aconteceu em São Roque durante o final de semana.
Enquanto não houver uma fiscalização mais rigorosa, é certo que cenas como as que foram registradas na noite de segunda-feira, devem continuar ocorrendo. Esperar apenas pela conscientização das pessoas, para que isso não mais aconteça, não trará o resultado que tanto se espera!