Fórum Municipal de Educação em Pirapora do Bom Jesus Destaca Ensino Integral para 2026
Publicado em:
3 de dezembro de 2025 às 20:20:00

Divulgação
Crédito Imagem:
A Secretaria Municipal de Educação fez um balanço dos últimos 10 anos e apresentou metas para a próxima década
Realizado em primeiro de dezembro, o Fórum Municipal de Educação teve um duplo objetivo, configurar um espaço permanente de participação social, de diálogo e construção, e reuniu, em dois momentos, uma amostragem de um decenal que se encerra, deixando legados para a próxima década no ensino do município.
Segundo a supervisora da educação e presidente do FUNDB (Conselho de Acompanhamento e Controle Social), Mara Brayner, “a amostragem não é apenas um levantamento e análise de metas, mas uma fotografia da educação em Pirapora, do que aconteceu e do que virá pela frente. Este fórum é um momento único de encerramento do decenal vigente e, simultaneamente, o marco inicial da construção do próximo Plano Decenal. Concluímos um ciclo e iniciamos outro”. As 20 metas estruturadas previstas foram avaliadas pelo seu grau de atingimento, considerado muito satisfatório, contendo 56 indicadores e 18 objetivos.
Segundo fala da Diretora da Escola Senhor Bom Jesus, Márcia Piskor, a Educação de Jovens e Adultos - EJA, também recebeu destaque positivo em 2025, superando a expectativa inicial de atendimento. O Diretor da Escola Maria Aparecida Beraldo Gallo, José Eduardo Silvério, relatou os dados do PPP ampliado – Projeto Político Pedagógico, que trata das diretrizes pedagógicas e administrativas com uma visão mais inclusiva e social.
“É com grande prazer que estamos hoje realizando o Fórum Municipal de Educação, encerrando o período de 2015 a 2025, onde a gente entrega aqui para a educação todas as metas atingidas nesse prazo. A gente encerra um ciclo e inicia agora um outro, lembrando que já em 2026 teremos 75% dos alunos integralizados. É uma honra fazer parte dessa entrega”, declarou a Secretaria Municipal de Educação de Pirapora, Cisislaine da Silva Xavier, a Cisi.
“A partir de agora nós temos que incentivar, cada vez mais, a participação de todas as forças vivas da nossa sociedade, seja o Conselho Tutelar, os professores, a sociedade civil, os membros da Secretaria da Educação, as demais áreas que vão completar a educação, como a cultura, o esporte, a cidadania, para o ampliar o nosso ensino integral a partir do ano que vem. Estou muito esperançoso para 2026 e tenho plena certeza que vocês irão cumprir a prova, onde iremos fazer uma educação muito mais diferenciada, mas também com muito mais desafios. São muitas as expectativas das pessoas que nós teremos que preencher, e que faça sentido na vida das crianças, para que fiquem o dia todo na escola, aí vamos ter menos crianças nas ruas, menos crianças em situações vulneráveis, mas o objetivo principal é com a alfabetização na idade certa das crianças, e para isso terão todo nosso incentivo”, declarou o Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio.




















