Ex-secretário de Educação de Sumaré é preso em quarta fase de operação da PF contra fraudes em licitações
Publicado em:
12 de março de 2026 às 12:30:20

Crédito Imagem:
O ex-secretário de Educação de Sumaré (SP), José Aparecido Ribeiro Marin, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (12), na quarta fase da operação para investigar suspeitas de fraude em licitações da pasta.
Além dele, a operação também teve como alvo a secretária de Finanças de Itu (SP), Monis Marcia Soares, que recebeu uma tornozeleira eletrônica.
Marin foi secretário municipal de Educação de Sumaré e alvo de mandado de prisão na primeira fase da operação, mas nunca chegou a ser preso, já que não foi localizado à época. Segundo a defesa, ele obteve habeas corpus depois.
Durante a operação, foram cumpridos:
10 mandados de busca e apreensão
um mandado de prisão preventiva
uma medida que determina o uso de tornozeleira eletrônica
A Justiça também autorizou o afastamento de servidores dos respectivos cargos e o bloqueio de bens dos suspeitos. Além de Sumaré e Itu, as ações ocorreram nas cidades de Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Americana (SP).
Ao g1, o advogado que representa Marin, Daniel Campagnollo, informou que a defesa ainda não teve acesso aos autos e deve se manifestar pela manhã.

















