top of page

EDITORIAL - A imbecilidade como escudo da humanidade

Publicado em:
25 de setembro de 2026 às 12:00:00
EDITORIAL - A imbecilidade como escudo da humanidade
Crédito Imagem:
Divulgação


O alerta que veio dos Estados Unidos neste mês de setembro de 2026 deveria acender um sinal vermelho para todos nós. Jacob Coxon, um ex-cientista que ajudou a criar o ChatGPT e outras grandes tecnologias, pediu demissão por um motivo assustador: ele afirma que a Inteligência Artificial (IA) pode causar a extinção da humanidade até o final desta década.

 Segundo ele, as grandes empresas estão em uma corrida cega pelo lucro e pelo poder, "apostando com as nossas vidas". O perigo é que esses programas fiquem tão inteligentes que ganhem vida própria, fujam do controle e invadam sistemas do mundo inteiro.

A notícia é preocupante. O mundo já sofre demais com as mudanças climáticas, a fome, a pobreza, a violência e as guerras. Para piorar, convivemos com a corrupção, que rouba a dignidade das pessoas que já não têm quase nada. Pensar que ainda podemos ser dominados por programas de computador parece o fim da linha.

Mas, olhando para o andar da carruagem, o ex-pesquisador pode ter errado feio no prazo. A Inteligência Artificial não terá a vida fácil que muitos imaginam. Pelo menos aqui no Brasil!

Na verdade, ela terá um trabalho extra e monumental pela frente. O motivo? Os algoritmos matemáticos mais avançados do planeta simplesmente não possuem lógica suficiente para processar a criatividade imbecil que vemos crescer exponencialmente no nosso dia a dia.

A máquina, programada para entender padrões lógicos, vai travar ao colidir com dois grupos que se multiplicam por aqui: aqueles que mentem e falam asneiras descaradamente achando que todo mundo é bobo, e aqueles que decidiram que querem acreditar em qualquer absurdo em troca de dinheiro ou vantagens fáceis. Como se vê diariamente, o dinheiro virou uma força imensurável, e a lógica humana foi jogada no lixo. Até agora, o vil metal só continua não dando jeito para a morte!

Esse cenário atinge o seu ápice no meio político. É um festival de absurdos que agride a inteligência de qualquer pessoa lúcida. Diante de erros graves e crimes claros, governantes criam justificativas tão inacreditáveis, e dão desculpas tão esfarrapadas, que nenhuma inteligência do mundo conseguiria prever ou decifrar. Nem a tal da artificial. Eles julgam a sociedade pela régua deles, agindo como se todos estivessem na mesma sintonia de insanidade ética.

Por mais que exista uma parcela importante da população que se recusa a aplaudir essas aberrações e mantém a sua lucidez, o comportamento dessa minoria barulhenta que mente e, aceita e celebra a mentira institucionalizada vai acabar funcionando como um escudo inesperado. Nenhuma superinteligência artificial, por mais sobre-humana que seja, está preparada para lidar com tamanha falta de nexo. Diante de desculpas que desafiam as leis da física e da moral, os computadores vão precisar rever seus cálculos. A previsão de que seremos extintos até 2030 terá que ser adiada por muito tempo, pois nem a IA mais avançada do mundo será capaz de entender essa capacidade política de produzir o absurdo.

Sorte a nossa?

A I.A. não será páreo contra o poder que parte da classe política tem em produzir o absurdo

Araçariguama: Creche inaugurada no Bairro Cruz das Almas promete zerar fila de espera

EDITORIAL - A imbecilidade como escudo da humanidade

Itu celebra cultura caipira em festival gratuito neste final de semana

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page