Carnacopa 2026 em Pirapora do Bom Jesus movimenta economia e fortalece a cultura do berço do samba paulista
Publicado em:
19 de fevereiro de 2026 às 18:08:00

Divulgação
Crédito Imagem:
O Carnaval de Pirapora não foi apenas uma festa, foi trabalho, identidade e memória coletiva
Encerrado na última terça-feira, 17, o Carnaval de Pirapora do Bom Jesus, o CarnaCopa 2026, contou com atrações para todos os gostos e idades. A começar pela estrutura coberta montada em frente à prefeitura para a apresentação das várias atrações, como a escolha do Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval, os concursos de fantasias adulto e infantil, e passagem para as escolas de samba e dos vários blocos carnavalescos participantes da festa. As arquibancadas estiveram sempre lotadas para animação do público, e uma praça de alimentação variada.
O comércio da cidade esteve aquecido em todo o período carnavalesco. Para Hélio Pereira do Santos, da Minas Grill, de Osasco, com barraca na Praça de Alimentação: “Este é o meu segundo Carnaval em Pirapora, na Festa de Agosto já trabalhei por cinco anos, e posso dizer que o movimento de agora tá ótimo, estou vendendo bem graças à Deus, o povo gasta, pretendo voltar sempre, porque o Carnaval é maravilhoso”, declarou.
A Secretária de Cultura e Turismo, Katherine Silva, disse que foram cinco dias de grande movimento. “Muita gente aproveitando bastante, um Carnaval tradicional seguro, os hotéis da cidade ficaram lotados, e notamos um movimento diferente, com bastante visitantes de toda a região. A grande participação no concurso de fantasias infantil representa o futuro do nosso Carnaval. As fantasias do segmento adulto estavam maravilhosas, com direito a homenagens especiais ao Edinho Strauss e ao João Bucci.”.
Desfilaram pelo centro da cidade diversos blocos populares: Bloco do Osso, Gato Preto, da Vó, Piratimão, Guaiú – com a bateria do mestre Dejair Almeida, Sem Saída, R4 – lançando uma nova bateria da cidade -, 100% Mulheres, Tchau Pra Quem Namora, dos Sujos, a Escola de Samba Unidos da Toca da Bugra, do mestre Manoel Ivo, e a Bateria da Mocidade Independente de Padre Chico sob o comando do mestre Fernando Cesar, que foi homenageado durante a programação pelos 30 anos da Mocidade.
O prefeito Gregorio Maglio explicou que tudo foi feito com criatividade. “Graças a parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, comerciantes e empresários realizamos o melhor carnaval da região”. Salientou também que Pirapora do Bom Jesus é o Berço do Samba Paulista e a cultura vai ganhar ainda mais visibilidade. “Estou muito feliz porque a economia da cidade alavancou o comércio e gerou renda para microempreendedores, nossa cultura ganhou ainda mais visibilidade e o ano que vem vamos consolidar ainda mais a cidade como a terra do Samba, do Carnaval porque aqui a gente gosta, entende e sabe fazer”, finalizou.
Fotos: Gilberto Labriola
Legendas:
A Secretária de Cultura e Turismo, Katherine Silva, e o Prefeito de Pirapora, Gregorio Maglio, com os eleitos Rei Momo Lucas, a Rainha Allana e a Princesa Luiza do Carnacopa 2026.
O Bloco do Gato Preto abriu as festividades do Carnacopa 2026 e arrastou uma multidão de foliões
Os carnavalescos João Bucci e Edinho Strauss foram homenageados pela prefeitura de Pirapora.
A Mocidade Independente de Padre Chico comemorou 30 anos de fundação.


















