Black Friday aquece comércio e antecipa compras de material escolar
Publicado em:
18 de novembro de 2025 às 21:30:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Segundo pesquisa, consumidores estão atentos aos preços para aproveitar produtos que unam descontos relevantes com mercadorias de maior valor agregado
Ano após ano, a Black Friday é uma data que ainda desperta certa desconfiança em parte dos consumidores, e comentários como “Black Fraude” e “descontos que não são descontos” acabam sendo comuns. No entanto, o cenário promete ser diferente em 2025.
A data, já consolidada como um termômetro do varejo brasileiro, chega marcada por um consumidor mais atento, em busca de clareza nas compras. Segundo uma pesquisa da RCell em parceria com a ASUS, os brasileiros estão de olho em ofertas consistentes, que unam descontos relevantes com produtos de maior valor agregado.
A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, mas algumas lojas se certificam de promover um “esquenta”, com campanhas especiais durante todo o mês. É o caso de uma papelaria de Sorocaba, que se preparou para este período com promoções de itens da lista de material escolar.
O objetivo do lojista é atrair consumidores que querem antecipar as compras de materiais escolares para a volta às aulas em 2026, ajudando os pais a economizarem em alguns itens obrigatórios. Entre as principais ofertas estão mochilas e kits completos, contendo estojo, mochila e lancheiras, com até 50% de desconto, além de cadernos, canetas, itens de papelaria criativa e artigos temáticos.
“É uma oportunidade para o cliente garantir seus itens preferidos com valores realmente vantajosos, e não apenas em ‘produtos específicos’, explica Juliana Madureira, diretora de vendas da Papelaria e Livraria Pedagógica.
Compras de fim de ano
Pensando nas comemorações de fim de ano, a loja também preparou uma seleção especial de produtos natalinos e para festas temáticas, materiais para artesanato, copos térmicos e um acervo de livros pedagógicos e infantis com preços reduzidos.
Segundo Juliana, a estratégia é oferecer condições atrativas para diferentes perfis de público, desde professores, estudantes, artesãos, até consumidores que desejam adiantar os presentes e os preparativos de fim de ano. “A Black Friday é uma oportunidade para o cliente economizar e se planejar, aproveitando descontos reais em produtos de qualidade”, reforça a diretora.
Compras online
Há consumidores que preferem aproveitar as ofertas sem sair de casa, utilizando canais digitais para comparar preços e garantir outras oportunidades. A praticidade de comprar pelo celular ou computador, além da possibilidade de receber os produtos sem enfrentar filas ou aglomerações, também têm consolidado o e-commerce como um dos principais canais de compra na data.
Atenta a essa preferência, a Papelaria e Livraria Pedagógica também vem investindo no digital, para acompanhar o ritmo das compras on-line, trazendo produtos promocionais também na loja online.


















