top of page

Bairro Dona Catarina: Vereador questiona sobre estudo da Loteria Municipal

Publicado em:
23 de maio de 2025 às 14:40:00
Bairro Dona Catarina: Vereador questiona sobre estudo da Loteria Municipal
Divulgação
Crédito Imagem:

Na sessão da Câmara Municipal de Mairinque, realizada na última terça-feira, 20, o vereador Edicarlos da Padaria apresentou o Requerimento 57/2025, onde questiona o Executivo Municipal sobre a existência ou não de estudo para implantar a Loteria Municipal.

Segundo o vereador, "Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou entendimento de que a exploração de loterias por agentes privados depende de autorização estatal precedida de licitação. A decisão unânime foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1498128. O Egrégio Tribunal já tinha entendimento formado sobre a matéria, mas agora ela foi julgada sob a sistemática da repercussão geral (Tema 1323) e assim, o entendimento deve ser aplicado a todos os casos semelhantes em tramitação na Justiça. A tese de repercussão geral firmada foi de que a execução do serviço público de loteria por agentes privados depende de delegação estatal precedida de licitação. Baseado naquela corrente jurisprudencial que agora foi sedimentada o Governo do Estado de São Paulo assim como diversas cidades instituíram loterias municipais e cujos recursos angariados devem ser destinados à atividade de interesse público, estabelecida em lei. Em nosso estado, a Lei Estadual nº 17.386/2021 autorizou a criação de loteria estadual e acompanhando essa tendência cidades como: São Paulo, São Vicente, Guarulhos, Campinas e Botucatu também criaram suas loterias municipais. O implemento dessas loterias tem se mostrado uma solução eficiente e inovadora para gerar recursos que são essenciais para o desenvolvimento local das cidades. A criação dessas loterias mostra que quando devidamente regulamentadas e geridas com transparência, se constituem numa fonte importante de receita para investir em áreas prioritárias, como saúde, educação, infraestrutura, habitação, turismo e inovação tecnológica".

Diante de tais afirmativas, o vereador pergunta ao Chefe do Executivo Municipal: 1. A prefeitura possui estudo em andamento buscando criar a loteria municipal em nossa cidade? Se negativo, pode-se determinar o início desse estudo diante das razões supra expostas? 2. Se houver procedimento administrativo em curso, favor informar em que estágio se encontra e que etapas já foram percorridas e restam percorrer para a efetiva criação da loteria municipal de Mairinque.


Leia Mais ...

“Prefeitura de São Roque quer ‘amordaçar’ Conselhos Municipais”, denunciam conselheiros

VÍDEO mostra momento em que passageira cai de ônibus em movimento no litoral de SP; jovem morreu

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro no Acesso

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page