Araçariguama: Moradora de condomínio se mobiliza e salva Seriema
Publicado em:
11 de janeiro de 2025 às 15:00:00
Atualizado em:
10 de janeiro de 2025 às 12:36:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Após receber os cuidados e medicamentos necessários, a ave se recupera no
Núcleo da Floresta
Olga Malavolta, moradora do condomínio Vista Verde, em Araçariguama, salvou a vida de uma Seriema (uma das aves símbolo da Mata Atlântica e muito comum na região), após perceber que ela se encontrava com fio de nylon enrolado em uma das patas. "O fio está estrangulando a perninha. Ela vai perder a perna", registrou em suas redes sociais.
Foram dois meses de tentativas e pedindo ajuda a vários órgãos até que, com a ajuda de vizinhos a ave foi capturada.
O drama começou em novembro, assim que Olga viu o estado em que a ave se encontrava e o risco que corria. "Alguém por caridade tem uma rede tipo de pesca para tentar resgatar essa ave? Vê-la desse jeito está acabando com meu emocional, tô ficando doente emocionalmente. Não sei mais o que fazer e nem para onde correr! Já falei com a defesa ambiental para montar uma armadilha, eles não fazem isso! Postei no grupo da cidade para pedir ajuda, me indicaram um pessoal de São Roque que resgata animais. Lá disseram que não fazem esse tipo de resgate! Pelo Amor de Deus, alguém me ajuda por caridade, não aguento mais ver ela sofrendo desse jeito".
Nesta semana a Seriema foi capturada pelo vizinho de Olga, o Reynaldo. Olga levou a frágil vítima em seu colo até o veterinário onde recebeu os primeiros cuidados.
"Depois do veterinário, levamos ela para um Santuário em São Roque, que irá medicar e cuidar dela, assim como cuida de outros animais silvestres. A moça não cobra nada, mas aceita ajuda, pequena que seja, pra ela manter esses cuidados. Vou pegar a conta dela e vou enviar um valor pra ajudar. Depois eu passo aqui no grupo para quem quiser ajuda-la", postou.
Enfim, a história da Seriema com fio de nylon enrolado na perninha teve um final feliz. Tudo graças ao empenho de uma moradora e de outras pessoas abnegadas, que não descansaram até que o problema fosse resolvido. Um grande exemplo a ser seguido e uma boa notícia para começar o ano!