top of page

Abertura das Festas de Agosto 2023 acontece neste Domingo com a Entrada dos Carros de Lenha

Publicado em:
26 de julho de 2023 21:05:00
Abertura das Festas de Agosto 2023 acontece neste Domingo com a Entrada dos Carros de Lenha
Divulgação
Crédito Imagem:

Tradicional desfile terá início às 11h com uma série de surpresas e atrações

As Festas de Agosto 2023 já estão ai, a abertura oficial do evento – o tradicional Desfile de Entrada dos Carros de Lenha acontecerá às 11h do domingo (30) – e as atrações que dão continuidade ao calendário com brilhantismo e muita religiosidade (Confira a programação completa na imagem ao final da matéria).

Durante Agosto, o município de São Roque, faz durante o mês inteiro sua festa. O primeiro, e mais emblemático evento é a Entrada dos carros de Lenha. Uma cerimônia repetida desde 1881, para lembrar a força de um povo determinado.

Lenha era um produto de alto consumo doméstico no Brasil do século XIX. A população de São Roque se mobilizou e cada família foi levar sua contribuição em lenha para levantar recursos para comprar e trazer uma imagem de seu padroeiro São Roque esculpida em Montepellier, França. Cidade de nascimento e de morte do santo.

Classificar a Entrada dos Carros de Lenha como festa religiosa é pouco. Melhor lembrar do exemplo de solidariedade e organização.

O padre José Carlos Cunha foi um antigo pároco de São Roque Foi ele quem adquiriu a imagem, planejou e instigou a população a participar dessa vitória coletiva.

Esse padre transformou a entrega das oferendas, a lenha, num espetáculo, num evento de congraçamento social. Os carros de boi, meio de transporte da região, vinham da zona rural foram enfeitados e organizados para entrar na cidade em data e horário combinados. Foram esperados pelos habitantes do centro urbano com uma festa, música e comida em gratidão pela lenha trazida.

A invocação especial de São Roque diz respeito à cura ou proteção contra epidemias. Em função das condições de saúde do país, e facilitada pela chegada da ferrovia, as festas em louvor do santo começaram a receber fiéis procedentes de muitas outras cidades. A tradição de oferendas trazidas em lenha e a recepção dos visitantes com música e comida perduraram por muito tempo.

Hoje os carros de lenha são simbólicos. Os carros de boi dividem o cortejo com enormes caminhões e tratores.

Existe em São Roque um movimento de música de raiz muito importante, Orquestra de Viola Brasil Poeira. É ótimo assistir uma apresentação desse grupo. É muito bom também ver o entusiasmo e o respeito que a população demonstra por essa tradição. Muitos fazem questão de se engajarem no desfile que se torna glamoroso não por sofisticação, mas sim pelo orgulho estampado no sorriso fácil de todos. 

Texto: Coisas de Gente Grande

Confira na imagem abaixo a programação completa das Festas de Agosto 2023: 


Leia Mais ...
bottom of page