top of page

150 anos de Santos Dumont: aviador terá sua vida narrada em novo documentário

Publicado em:
18 de julho de 2023 20:57:00
150 anos de Santos Dumont: aviador terá sua vida narrada em novo documentário
Divulgação
Crédito Imagem:

LONGA DA PRODUTORA MINEIRA TREM CHIC SERÁ FINALIZADO ATÉ O FIM DESTE ANO E TERÁ ESTREIA NO CANAL CURTA!

O aviador Santos Dumont, cujos 150 anos de nascimento são celebrados neste dia 20 de julho, terá sua história contada num documentário de longa-metragem com estreia prevista para o fim do ano, no canal Curta!. Dirigido por Mônica Cerqueira e Eder Santos, o filme "Santos Dumont, o Céu na Cabeça" tem como trunfos uma minuciosa pesquisa, que resgata artigos de jornais brasileiros e estrangeiros e documentos deixados pelo próprio Santos Dumont, além de entrevistas com biógrafos e historiadores brasileiros, americanos e franceses. "A gente fez questão de contar com especialistas, para evitar achismos e relatos fantasiosos", afirma Cerqueira, que também buscou parentes vivos do biografado e conseguiu entrevistar um de seus sobrinhos-bisnetos, Alberto Dodsworth.

Viabilizado pelo canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o longa está sendo feito pela produtora Trem Chic, de Minas Gerais, estado onde Santos Dumont nasceu em 1873. "A gente quis mostrar como esse brasileiro que foi a Paris aos 18 anos se tornou uma celebridade. Tudo que ele fazia era noticiado. Em dez anos, ele fez 22 máquinas voadoras, desde balões e dirigíveis até o avião. Ele construía e pilotava essas máquinas, o que era uma coisa arriscada. Muitos homens morreram tentando realizar o sonho de voar", ressalta Cerqueira.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Leia Mais ...
bottom of page