Veja qual posto de combustível na região possui bombas antifraude, segundo o Ipem-SP
Publicado em:
13 de setembro de 2025 às 13:30:00

Divulgação
Crédito Imagem:
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, atingiu um marco importante: a plataforma de localização das bombas medidoras antifraudes, certificadas e mais seguras, nos postos de combustíveis no estado de São Paulo, atingiu a marca de 60 mil acessos na página www.ipem.sp.gov.br/bombasegura
Segundo o site do Ipem-SP, na região de cobertura do portal de notícias MUNDO N (mundon.com.br), site do jornal GAZETA, apenas o município de São Roque conta com posto de combustíveis com esse tipo de equipamento. Ele está localizado no Km 57,2 da Rodovia Castello Branco, sentido Capital.
"O número de acessos em pouco tempo demonstra a importância da plataforma como um aliado essencial no combate às fraudes em postos de combustíveis, mostra o interesse da população na localização por informação, garantindo transparência e segurança ao consumidor e a integridade das empresas que cumprem as normas", comentou Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do Ipem-SP.
Esse marco reforça o compromisso do Ipem-SP com a integridade no comércio e com a proteção do consumidor, consolidando o instituto como referência na área da fiscalização metrológica e em ações de cidadania.
Acesse a plataforma
O consumidor pode acessar o site www.ipem.sp.gov.br/bombasegura, inserir a cidade e identificará qual posto de combustíveis já tem a nova bomba medidora antifraudes. O painel de postos com bombas certificadas e mais seguras será atualizado constantemente pelo Ipem-SP com informações sobre como identificar o instrumento.
O sistema é simples de usar e permite que a localização de bombas antifraude seja facilmente acessada por qualquer pessoa.
A importância da fiscalização e da vigilância de mercado
A fiscalização constante do Ipem-SP tem um papel fundamental na proteção dos consumidores e dos comerciantes que trabalham dentro da legalidade, que podem ser prejudicados por fraudes na medição do combustível. Essas fraudes podem resultar em prejuízos financeiros significativos, especialmente considerando o preço elevado do combustível e a dependência dos motoristas em relação a postos de confiança. Ao garantir que as bombas medidoras de combustíveis estejam funcionando corretamente e sem manipulações, o Ipem-SP atua diretamente na vigilância de mercado, na execução das atividades de Infraestrutura da Qualidade, alicerçadas na rastreabilidade de seus padrões, promovendo inovação, visando a proteção e orientação da sociedade nas relações de consumo e desenvolvimento econômico, permitindo à população transparência e consumo justo.
