top of page

Unicamp 2024: comissão encerra inscrições do vestibular nesta quarta-feira

Publicado em:
6 de setembro de 2023 12:30:00
Atualizado em:
6 de setembro de 2023 17:14:38
Unicamp 2024: comissão encerra inscrições do vestibular nesta quarta-feira
Divulgação
Crédito Imagem:

Primeira fase acontece em 29 de outubro e terá mais questões de sociologia e filosofia. Já a segunda será em 3 e 4 de dezembro, e comissão definiu menos matemática para 2 grupos.

A Unicamp encerra às 17h desta quarta-feira (6) o período de inscrições do Vestibular 2024, com oferta de 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. O candidato deve preencher um formulário no site da comissão organizadora (Comvest) e pagar taxa de R$ 192 até 8 de setembro caso não seja isento.

Inicialmente, a universidade previa finalizar o prazo em 31 de agosto, mas depois ampliou em uma semana. A 1ª fase será em 29 de outubro, e a 2ª etapa está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.

Nesta edição, a Unicamp prevê de 60 mil a 65 mil estudantes inscritos, ao mencionar expectativa para "estabilidade ou pequeno aumento" no comparativo com os 61 mil contabilizados no exame anterior.

A universidade tem campi em Campinas, Limeira e Piracicaba 


📝Mudanças

Em março, a universidade estadual anunciou mudanças no processo seletivo, com destaque para a ampliação do número de questões de humanas na 1ª fase, e a redução das perguntas na disciplina de matemática para candidatos aos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na etapa posterior.

O exame deve seguir a logística do vestibular anterior, mas com uma mudança. As provas da 1ª fase ocorrem em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). No entanto, o município de Santa Bárbara d'Oeste (SP) deixará de receber o exame, que passará a ser realizado em Americana (SP).

Nesta edição, a universidade totalizou 9.888 isenções de taxa no vestibular, o segundo maior número desde que o programa foi criado em 2000. O maior foi de 11.810 na edição 2021 do processo seletivo.

1. Distribuição de questões

1ª fase

A comissão organizadora manteve o total de 72 questões de múltipla escolha nesta etapa. Até a edição anterior, os candidatos precisavam responder duas questões de sociologia e filosofia inseridas de forma conjunta com história e geografia. A partir do Vestibular 2024, porém, a quantidade total para estas duas disciplinas sobe para seis, a apresentação ocorre de forma separada, e também foram feitas reduções dos números de perguntas de inglês, química, física e biologia na 1ª fase.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou que a mudança na 1ª fase ocorreu para acompanhar a carga horária do ensino médio, que tem equilíbrio entre as ciências humanas e ciências da natureza. Segundo ele, havia uma diferença de oito questões entre os dois grupos e estudantes com maior facilidade em humanidades tiveram desempenho afetado em edições anteriores.

Leia Mais ...
bottom of page