top of page

Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade

Publicado em:
11 de agosto de 2020 14:53:50
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:53
Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade
Crédito Imagem:

Com a chegada do inverno, a queda na temperatura costuma desestimular a prática de exercícios. É uma tendência natural aumentar a ingestão de alimentos mais calóricos e se movimentar menos nos dias mais frios, quando o organismo tende a acumular energia para se manter aquecido. No entanto, o educador físico da rede de academias SELFIT Rafael Oliveira alerta para a importância de continuar se exercitando neste período. “Atualmente, já estamos lidando com uma redução drástica da movimentação do corpo, por conta do isolamento social, que precisa ser combatida, pois a prática de atividade física é fundamental para ajudar a fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia”, explica. Ele recomenda iniciar o treino com exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, exercícios técnicos e movimentos ou uma corrida leve, lembrando que o tempo dedicado ao aquecimento deve ser um pouco maior na estação mais fria do ano. “Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”, esclarece. Depois de aquecer bem o corpo, o especialista da SELFIT dá dicas para quem quer começar a se mexer durante a quarentena, sem precisar de equipamentos ou acessórios. O treino com quatro atividades não leva mais do que 30 minutos e é suficiente para acabar com o sedentarismo, ajudando na melhora da imunidade.

  1. Panturrilhas

Com as duas mãos apoiadas na parede, dar um passo para trás, esticando as pernas e fazendo a flexão e extensão do tornozelo com o movimento do calcanhar para cima e para baixo.

Repetições: três séries de 15 a 20 movimentos

  1. Avião

Em pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta, movimentar o tronco para frente e levantar uma das pernas para trás, flexionando bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão.

Repetições:  três séries com cada perna, de 10 a 12 movimentos

  1. Corrida

Simular os movimentos de uma corrida sem sair do lugar.

Repetições: três séries de um minuto cada

  1. Abdominais

Deitar-se com a barriga para cima, esticar as pernas para o alto e fazer um pêndulo com as pernas sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumentar o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna.

Repetição: três séries de 15 movimentos

Leia Mais ...
bottom of page