Temporada de lichia no Parque Maeda se aproxima do fim
Publicado em:
20 de janeiro de 2026 às 15:25:45

Crédito Imagem:
Aberta oficialmente em dezembro, a atividade acontece apenas durante o curto período da safra
A tradicional temporada de passeios ao pomar de lichias do Parque Maeda, em Itu (SP), entra em sua reta final. Com encerramento previsto para o próximo domingo (25), esta é a última oportunidade desta safra para o público vivenciar a experiência de colher a fruta diretamente do pé e apreciar seu sabor fresco em meio ao ambiente rural.
Aberta oficialmente em dezembro, a atividade acontece apenas durante o curto período da safra e já se consolidou como uma das experiências mais aguardadas pelos visitantes.
Além de conhecer de perto o cultivo da fruta, os visitantes vivenciam uma experiência típica de turismo rural, que valoriza o contato direto com a natureza, o aprendizado sobre agricultura e a vivência em um ambiente tranquilo e arborizado.
O ingresso para o passeio ao pomar custa R$ 30 por pessoa, com consumo liberado no local. Para quem deseja levar a fruta para casa, as lichias colhidas podem ser adquiridas por R$ 25 o quilo.
De origem asiática, a lichia (Litchi chinensis) é conhecida pela polpa branca, sabor adocicado e casca avermelhada. Rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, a fruta tem alta valorização no mercado, especialmente durante os meses de safra. No Brasil, a cultura vem ganhando espaço graças à boa adaptação às condições climáticas de regiões com inverno seco e verão quente.
Produção em alta nesta safra
O pomar de lichias do Parque Maeda conta com mil árvores da variedade bengal, distribuídas em uma área de 50 mil metros quadrados. A expectativa é colher entre 45 e 50 toneladas nesta temporada, quase o triplo do volume registrado na safra anterior.
Segundo o engenheiro agrônomo Kazuo Kawakami, a produtividade está diretamente ligada aos cuidados adotados ao longo do ano. O manejo inclui adubação orgânica realizada três vezes ao ano, irrigação individual das plantas durante o período de florescimento, podas para formação da copa e técnicas como o anelamento de galhos, que auxiliam na indução do florescimento. O ponto ideal de colheita é identificado quando a fruta apresenta coloração vermelha intensa e uniforme, sendo a retirada feita manualmente para preservar os cachos.




















