Simulado de emergência da barragem do Palmital foi realizado nesta quarta-feira em Alumínio
Publicado em:
16 de outubro de 2019 às 12:59:52
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:55:56
Crédito Imagem:
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou nesta quarta-feira, 16, o simulado de situação de emergência da barragem do Palmital, em Alumínio. Os moradores passaram por um treinamento de salvamento. 11 sirenes foram instaladas em pontos estratégicos.
O simulado começou às 10h e durou cerca de uma hora. O treinamento envolveu, principalmente, quem mora em uma zona considerada de auto salvamento.
Os locais descritos são por onde, possivelmente, passaria a lama vermelha se houvesse o rompimento da barragem. O rejeito é formado a partir da produção de alumínio.
Na região moram cerca de cinco mil pessoas, que saíram de suas casas e trabalhos e foram até os pontos de encontro na simulação de emergência. Foram feitos 24 bloqueios em ruas e avenidas da cidade durante o simulado.
Foram 24 pontos de encontro em toda a cidade. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e representantes da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participaram do simulado.
O risco de rompimento da barragem de Palmital é considerado baixo, de acordo com o último relatório sobre esse setor no estado. Porém, o "dano potencial", que é a possibilidade dos resíduos atingirem áreas urbanas em caso de acidente, é considerado alto.