Será que em Araçariguama tem? - Por Edison Pires
Publicado em:
3 de fevereiro de 2024 13:45:00
Atualizado em:
2 de fevereiro de 2024 21:03:00
Divulgação
Crédito Imagem:
Lendo a edição da sexta-feira, 26, deste prestigioso jornal GAZETA de Araçariguama, me deparei com uma matéria na coluna Regional, que mostra a chegada do atendimento de telemedicina em unidades de Saúde da cidade de São Roque. O serviço gratuito oferecido pela Prefeitura daquela Estância Turística, é direcionado para as áreas da Cardiologia e da Neurologia. Um avanço que beneficia de maneira significativa os pacientes que precisam de acompanhamento médico nessas duas áreas.
Vou reproduzir trecho importante da matéria, para que o amigo leitor possa entender o quanto os cidadãos do nosso município-mãe estão sendo valorizados:
"São Roque iniciou nesta semana a realização de consultas médicas via telemedicina, uma iniciativa revolucionária e inédita na rede municipal de saúde, que proporcionará maior acessibilidade e eficiência no atendimento à população. A tecnologia está disponível neste momento para consultas nas especialidades de neurologia e cardiologia, permitindo que o atendimento ao paciente ocorra por meio de chamadas em vídeo, contando sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde da rede municipal. Inicialmente, o serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São João Novo, Guaçu e Maylasky para consultas de cardiologia, enquanto as UBSs Villagio Emília e Taboão serão destinadas às consultas de neurologia. O agendamento das consultas continua sendo realizado pela rede municipal, onde os médicos das Unidades de Saúde da Família encaminham os pacientes após avaliação prévia. Uma vez encaminhados para as unidades de consulta, os pacientes utilizarão uma cabine especialmente preparada para o atendimento ou um consultório adaptado para receber a tecnologia, onde passarão por uma consulta normal, interagindo tanto com o médico através da videochamada, como com o profissional de saúde que acompanhará o atendimento. Utilizando tecnologia integrada, o médico que estará realizando o atendimento on-line terá acesso a exames e histórico médico do paciente e também poderá prescrever receitas e solicitar novos procedimentos".
A dúvida que fica no ar é: será que em Araçariguama tem Telemedicina? Caso tenha, dá para supor o quanto esse avanço está beneficiando os pacientes. Se estiver disponível, pouca gente está sabendo, pelo simples motivo de tal assunto não ter tido uma divulgação ampla que alcance um maior número de cidadãos. Aliás, como acontece com muitos programas.
Se a resposta for não, em razão de algum impedimento legal, tudo bem. Porém, acho difícil que seja isso, uma vez que o CFM - Conselho Federal de Medicina aprovou tal prática e até a incentiva, e, definiu que o acompanhamento fica por conta dos Conselhos Regionais de Medicina, que manterão vigilância, fiscalização e avaliação das atividades de telemedicina, em seus territórios, no que concerne à qualidade da atenção, relação médico-paciente e preservação do sigilo profissional.
O mundo está cada vez mais tecnológico e os serviços disponibilizados estão facilitando a vida das pessoas. Na área da Saúde, então, são impressionantes os avanços. A Telemedicina é um grande exemplo disso. É o futuro que, ao que tudo indica, ainda não chegou por aqui!
A falta de dinheiro é outro motivo que poderia impedir a cidade de oferecer a Telemedicina. Mas também acredito que não seja isso, pois o Orçamento da cidade é de R$ 220 milhões para pouco mais de 25 mil habitantes.
Então, a dúvida continua. Por qual motivo Araçariguama, uma cidade tão rica, com uma arrecadação milionária, um dos maiores Orçamentos da região (relação R$/população), não consegue oferecer (se consegue, por que não aparece?) avanços significativos como a Telemedicina para a população?
Gostaria de saber a resposta para leva-la até você, amigo leitor!
Edison Pires