top of page

Se o presente não vai bem, o passado pode ser uma opção - por Edison Pires

Publicado em:
13 de janeiro de 2024 às 12:00:00
Se o presente não vai bem, o passado pode ser uma opção - por Edison Pires
Crédito Imagem:
Divulgação

As festas de final de ano são momentos especiais por diversos motivos. Porém, a oportunidade que temos de reencontrar com grande parte da família e conviver dias de alegrias e fortes emoções é, particularmente, meu predileto.


Como já é regra, nos reunimos na casa grande da quase tricentenária fazenda, lá no sul de Minas Gerais. Local onde as memórias ressurgem com intensidade e cada parente tem uma história ou um momento muito particular para recordar.

Além da figura sempre presente do tio Borba, o que mais me recordo são os barulhos da casa e da fazenda. O arrastar do chinelo da minha tia Maraina andando pela casa toda; o som do relógio Cuco na sala; o barulho das tábuas do assoalho gasto no corredor; o som das louças sendo colocadas para o jantar, são alguns deles. Isso sem falar dos "ruídos" da natureza que cerca toda a propriedade.

E como sempre, o som das refeições são os melhores. Nos últimos dias, então, nem se fala! Mesa lotada - a família cresceu, então foi necessário acrescentar mais uma de 8 lugares - com todo mundo falando ao mesmo tempo, risadas, um atravessando a conversa do outro. Uma confusão generalizada, mas organizada (?) onde, no final, todo mundo se entendeu.

Foram dias maravilhosos onde tive a oportunidade de me certificar de que a vida é um eterno renovar. Muitas figuras queridas já não estavam presentes, fizeram muita falta e, com certeza, não serão esquecidas ou substituídas. Mas, a chegada da nova geração e dos agregados, me deixou a certeza de que nossa família vai atravessar mais alguns séculos guardando na memória a sua origem, sua história e, o mais importante, reservando no coração um cantinho para cada um daqueles que fizeram sua parte e hoje, merecidamente, descansam na paz eterna. A eles, elevo meu pensamento e tenho a certeza de que, mesmo estando separados fisicamente, se fazem presentes em cada segundo da minha vida. - Obrigado por tudo!

E essa certeza de renovação e continuidade, tendo como base o passado, é que trago como mensagem para a minha vida particular e profissional e, porque não dizer, para esta linda cidade que adotei e que me adotou. Acredito que não seja possível avançar se desprezarmos nosso passado. E quando digo desprezar, não significa esquecer, mas sim, não honrá-lo.

É praticamente impossível acertar 100% das nossas decisões. Somos humanos e predestinados a errar. E sabe qual é a boa notícia disso? É que temos a oportunidade de aprender com nossos erros e fazer diferente. Tio Borba sempre dizia: "Errar uma vez é humano; persistir no erro é burrice".

Aprender com os erros é uma parte fundamental do crescimento pessoal e profissional. Quando cometemos erros, temos a oportunidade de entender o que deu errado, por que aconteceu e como podemos fazer diferente no futuro. Isso nos permite evoluir, desenvolver novas habilidades e aprimorar nosso conhecimento.

Por isso, muitas vezes para avançarmos, para buscar renovação, para melhorarmos nosso desempenho ou atuação, dar um passo atrás não significa retrocesso ou derrota. Significa oportunidade de reavaliar opções e corrigir as equivocadas e, exigir de você mesmo ou de outrem, que o que não foi bom seja melhorado. "A vida é um eterno aprendizado", já dizia o poeta!

Assim, buscar no passado alternativas para melhorar o presente e planejar o futuro é uma oportunidade que não pode ser deixada de lado. Divinamente sempre nos é oferecida a oportunidade de recomeçar.

Então, meu conselho para 2024 é o seguinte: Quando o presente não lhe oferece opções, se dê a oportunidade de buscar lá atrás as coisas boas que podem mudar sua vida para melhor. Insistir em algo que não vai bem, apenas para não mostrar aos outros que você se equivocou em certas decisões, só vai piorar as coisas. Reconhecer o erro é uma virtude. Se dar a oportunidade de corrigi-lo é inteligente e muitas vezes necessário.

O ano está apenas começando. Se o presente não vai bem e, consequentemente, o futuro parece incerto, a sua melhor opção pode estar no passado.

Edison Pires

Festa de Nossa Senhora da Penha tem tributo a Marília Mendonça e show do Mate Quente nesta sexta

NOTAS & NOTÍCIAS

Prefeitura de São Roque e 5 S Tintas fazem a final do futsal nos JAISAM Sicredi 2026

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page