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São Roque já recebeu mais de 2 milhões em ISSQN repassados pela Sorocabana desde o início da concessão

Publicado em:
13 de dezembro de 2025 às 18:40:00
São Roque já recebeu mais de 2 milhões em ISSQN repassados pela Sorocabana desde o início da concessão
Divulgação
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A Sorocabana, uma empresa da Motiva, já repassou para o município de São Roque R$ R$ 2.165.899,10 referente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), desde o início da concessão, em março, até setembro de 2025.

O valor integra o montante repassado mensalmente às prefeituras dos municípios lindeiros às rodovias sob gestão da Sorocabana, atuando como reforço importante ao caixa municipal. O ISSQN pode ser aplicado em áreas prioritárias como saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura ou outras demandas locais, conforme definições da própria administração pública.

A distribuição dos recursos leva em conta a extensão de cada município cortado pelas rodovias administradas pela concessionária.

Investimentos na região de São Roque-SP

Estão em andamento uma série de obras e melhorias essenciais para ampliar a fluidez, a capacidade viária e a segurança no trecho do município. Entre as principais intervenções previstas ou já em execução no trecho, destacam-se:

  • Duplicação da Rodovia Lívio Tagliassachi      (SP-250), investimento do contrato da ViaOeste;

  • Duplicação da Rodovia Raposo Tavares      (SP-270) no      trecho que atende o município, investimento do contrato da ViaOeste;

  • Construção de duas novas Obras de Arte      Especiais (OAEs) na SP-270, ambas dentro do território de São Roque, investimento do contrato      da ViaOeste;

Investimentos e resultados dos primeiros seis meses de concessão

Nos primeiros seis meses à frente dos 460 quilômetros de rodovias sob sua gestão, a Sorocabana – uma empresa da Motiva – já investiu R$ 226 milhões em obras, tecnologia e serviços operacionais. Nesse período, foram realizados 33.949 atendimentos aos usuários, incluindo 11.152 panes mecânicas, 2.163 panes elétricas, 159 panes secas, 1.384 atendimentos clínicos, 1.603 atendimentos a acidentes, além de 6.302 inspeções de tráfego e 12.550 apoios diversos. A central de atendimento registrou ainda 3.489 ligações ao 0800, 638 interações via chatbot e 1.563 acionamentos pelos totens de emergência.

Na segurança viária, mais de 70 ações educativas impactaram cerca de 14 mil pessoas nos 17 municípios atendidos. Na engenharia, houve avanço de 75% na recuperação do pavimento, com 190 km revitalizados e 80 mil toneladas de asfalto aplicadas, além de 120 km de acostamentos tratados com 9.500 m³ de RAP. As equipes também concluíram 60% do preenchimento de degraus, totalizando 150 km já regularizados.

A conservação da malha incluiu 150 km de sinalização horizontal revitalizada, mais de 640 placas substituídas ou implantadas, 10 mil tachas refletivas aplicadas, mais de 100 pontos de defensa metálica tratados, 20 km de sonorizadores, 6,2 milhões de m² de roçada, 594 toneladas de resíduos removidos e 1.200 sistemas de drenagem limpos.

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