Quer ver os gastos da sua cidade em tempo real? - por Edison Pires
Publicado em:
12 de dezembro de 2025 às 14:11:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Encerrar 2025 com quase R$ 5 trilhões em gastos públicos não é apenas um número expressivo — é um alerta. Os dados divulgados pela plataforma Gasto Brasil, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de São Paulo - ACSP, escancaram a velocidade com que o poder público tem ampliado suas despesas. E o mais preocupante: especialistas já apontam que esse ritmo deve continuar em 2026.
Quando olhamos para dentro desse montante trilionário, o cenário se torna ainda mais alarmante: a Previdência Social sozinha consumiu R$ 1,3 trilhão no ano. Isso revela o tamanho do desafio fiscal do País, que não é novo, mas que ganha contornos mais graves quando somado à dificuldade de gerar superávits ou de conter gastos obrigatórios.
O portal Brasil 61 (https://l1nq.com/1UBAt), que trouxe à tona esses dados, oferece ainda uma ferramenta que deveria ser de consulta obrigatória para qualquer cidadão: a plataforma que permite visualizar, em tempo real, os gastos por município. É a chance de cada brasileiro acompanhar mais de perto como sua cidade gerencia o dinheiro público — uma iniciativa que merece ser utilizada, difundida e cobrada. Este é o link: (https://gastobrasil.com.br/municipios).
Diante desse quadro, é impossível ignorar as consequências. O aumento contínuo das despesas reduz a capacidade de investimentos da União, dos Estados e dos municípios. Menos investimento significa estrangulamento de áreas essenciais: infraestrutura, saúde, educação e programas sociais estratégicos. Significa, também, menor competitividade, menor geração de empregos e qualidade de vida comprometida.
O País precisa, urgentemente, enfrentar o debate sobre eficiência do gasto público — não apenas sobre seu volume. Transparência é o primeiro passo, mas não basta saber onde se gasta: é preciso repensar como e por que se gasta. Sem isso, continuaremos empurrando o problema para os próximos anos, assistindo a contas bilionárias que, mais cedo ou mais tarde, apresentarão uma fatura pesada para toda a sociedade. Só para variar!
Edison Pires
















