Quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma
Publicado em:
18 de fevereiro de 2026 às 17:01:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Depois de quatro dias de Carnaval, marcados por blocos, festas e desfiles, a Quarta-feira de Cinzas marca o fim da folia e a retomada da rotina para muita gente. Para alguns, o dia começa apenas ao meio-dia; para outros, é momento de descanso após o feriado prolongado.
Mas, para os católicos, a data tem um significado mais profundo. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa.
Segundo o padre Kleber Rodrigues da Silva, pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba, a Quarta-feira de Cinzas é uma data do calendário litúrgico que marca o início do tempo quaresmal.
Apesar de não ser um dia santo de guarda, a Igreja orienta que os católicos pratiquem jejum e abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas, como forma de penitência e preparação espiritual.
“São quarenta dias, sem contar os domingos, nos quais caminhamos em vista da celebração da Páscoa”
Durante a celebração, os fiéis recebem a imposição das cinzas na cabeça, em um gesto penitencial. De acordo com o padre, o rito recorda a fragilidade humana e convida à conversão. “É lembrar-nos que somos pó e ao pó voltaremos, provocando a busca pelo perdão dos pecados e o desejo de viver uma vida nova.”
Com a Quarta-feira de Cinzas tem início o Tempo da Quaresma. O próprio nome indica quarenta dias, antes do Tríduo Pascal, de reflexão e purificação. Um costume antigo que se refere ao gesto bíblico de penitência que, no tempo de Jesus, consistia em colocar cinzas na cabeça, recordando que o ser humano é pó e voltará ao pó.
Portanto, um convite a converter-se a Deus, abandonando o pecado e praticando o bem. Neste período a Igreja convida a intensificar a escuta da Palavra de Deus, fazer orações fervorosas, jejuar e dar esmolas como forma de partilhar com os mais necessitados.
"A Quaresma marca um tempo muito propício para nós que somos cristãos, de quarenta dias de preparação para a Páscoa. Quarenta é um número simbólico dentro das Sagradas Escrituras", disse nos microfones da Rádio Vaticano – Vatican News o coordenador do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Maceió (AL), pe. Rodrigo Rios.


















