top of page

Pratos veganos ganham protagonismo no menu dos grandes restaurantes brasileiros

Publicado em:
24 de janeiro de 2022 às 17:51:44
Pratos veganos ganham protagonismo no menu dos grandes restaurantes brasileiros
Crédito Imagem:

Entre os destaques da alta gastronomia vegana estão os restaurantes paulistanos A Casa do Porco, D.O.M, Tuju e Maní, além do curitibano Obst.

De acordo com uma pesquisa recente, divulgada pelo IBOPE Inteligência, o Brasil conta atualmente com mais de 30 milhões de vegetarianos (14% da população), sendo que desses, mais de 7 milhões declaram-se veganos. Além disso, a busca pelo termo “vegano” no Google cresceu quase 1000% nos últimos cinco anos, segundo um estudo divulgado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) sobre o movimento vegano, revelando o grande potencial de expansão do setor.

A crescente vertente do veganismo fez com que restaurante renomados de todo o país criassem menus exclusivos para atender a demanda, com pratos que levam vegetais frescos como protagonistas. Em São Paulo, chefs como Jefferson Rueda (A Casa do Porco), Alex Atala (D.O.M), Ivan Ralston (Tuju) e Helena Rizzo (Maní) já têm caprichado nas opções sem carne. Já em Curitiba, o Obst., primeiro empreendimento do chef Lênin Palhano, acaba de lançar um menu degustação vegano, sem a utilização de produtos de origem animal, com uma sequência de sete etapas, pelo preço fixo de R$ 265.

“Hoje, existem diversas formas de dar sabor a um prato sem necessariamente usar uma proteína de origem animal. Preparamos um menu degustação vegano com o olhar no futuro. Atento às preferências dos brasileiros e às principais tendências da gastronomia mundial”, comenta o chef Lênin Palhano, O menu, desenvolvido com muita criatividade e frescor, valoriza insumos regionais e da estação, levando ao público preparos frescos, repletos de sabor e com texturas surpreendentes, como tartar de beterraba, picles de melão, creme de tofu e niguiri de cenoura roxa.

Além da parcela vegetariana da população, vem crescendo rapidamente a quantidade de pessoas que deseja reduzir o consumo de carnes e derivados, adeptos do movimento Segunda Sem Carne, que chegou no Brasil em 2009. Segundo a SVB, o movimento é conhecido mundialmente pelo seu embaixador Paul McCartney, mas o Brasil é reconhecido por ter “a maior Segunda Sem Carne do mundo”, presente até mesmo em refeitórios corporativos, escolas particulares e públicas, restaurantes e outras organizações. “O veganismo com certeza chegou para ficar e veio para abalar os conceitos da alta gastronomia”, complementa Lênin Palhano.

Leia Mais ...

Homem finge a própria morte para ver quem iria ao funeral

Exposição “Nos Trilhos da Nossa História” celebra os 135 anos de Mairinque com trabalhos de alunos da rede municipal

“Cristo para Todos” reúne fé e música em evento gratuito em Mairinque

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page