Pirapora do Bom Jesus celebra momento único que rememora o samba paulista “De Volta ao Berço”, com Liga das Escolas de Samba e a Velha Guarda de São Paulo
Publicado em:
27 de novembro de 2025 às 19:49:00

Divulgação
Crédito Imagem:
O dia 22 de novembro de 2025 ficará marcado pelo Pirapora Celebra: o Samba de Volta ao Berço, um grande evento realizado com a presença das agremiações da Liga das Escolas de Samba de São Paulo
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com Liga das Escolas de Samba de São Paulo promoveram em Pirapora do Bom Jesus, no último sábado, 22, o evento que rememora o Samba Paulista de volta ao seu berço, com os representantes da velha guarda das suas 32 agremiações associadas, fazendo uma grande festa na cidade, abrindo também as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, do dia 2 de dezembro. Com muita animação, a Batucada de Nego Veio - Velha Guarda de Bamba comandou o desfile pelo centro da cidade, acompanhada pelos casais de Mestres-Salas e Porta-bandeiras, dos presidentes das agremiações, da Embaixada do Samba, Império dos Baluartes e Associação das Baianas e a velha guarda das Escolas agremiadas.
Antes do desfile as escolas participaram de uma missa e bênção especial às agremiações no Santuário do Senhor Bom Jesus e, após o desfile, se reuniram na Casa do samba para homenagens, apresentações de grupos tradicionais, especialmente o Samba de Roda de Pirapora e a tradicional da feijoada. Durante a roda de Samba o Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio, e a Secretária de Cultura e Turismo, Katherine Silva, concederam ao Presidente da Liga, Renato Remondini, o Tomate, a Especial Honraria Municipal - Diploma Carlos Alberto Caetano, “Seo Carlão do Peruche”, memorável sambista, nascido em Pirapora e com rica história no Samba Paulista.
“Fiquei muito feliz quando cheguei em Pirapora com todo o acolhimento e carinho com que nos receberam, e também por ver nosso pessoal da nossa velha guarda dando depoimentos cheios de emoção e alegria. Para muitos deles, o Samba é a única coisa que eles têm na vida deles, e a gente tem que valorizar demais esse pessoal. Agradeço a todas as escolas que vieram à Pirapora. Se hoje a gente está aqui é porque muita gente amassou o barro lá atrás, muita gente lutou. Nós estamos dando início às comemorações do Dia Nacional do Samba, e não poderia haver lugar melhor e mais emblemático do que Pirapora”, declarou Tomate.
“Foi uma satisfação imensa estar em Pirapora. Agradeço pelo convite, em nome de todas as velhas guardas e, particularmente, da Acadêmicos do Tucuruvi. É uma energia diferente você vir para o local onde o Carnaval de São Paulo tem suas raízes, assim como a cultura do nosso povo negro, do povo do samba e de várias etnias. Então é muito importante para gente, e a expectativa era muito grande, e daqui nós vamos levar essa energia positiva para São Paulo”, comentou o representante da Velha Guarda da Acadêmicos do Tucuruvi.
Para Jorge Miguel Nasser, Presidente da Velha Guarda da X-9 Paulistana “foi um prazer muito grande estar aqui hoje. Eu conheço Pirapora como o Berço do Samba Paulista e é muito bom participar dessa homenagem maravilhosa para a cidade”.
A Imperatriz da Velha Guarda da Sociedade Rosas de Ouro, Rita de Cássia Barbosa, comentou logo na chegada: “A gente veio com bastante alegria para Pirapora, com muito entusiasmo mesmo, para fazer uma apresentação bacana e participar desta grande festa. Acho que será um grande espetáculo para todos”.
O Prefeito Gregorio Maglio, declarou: “Pirapora do Bom Jesus, que é a terra do Samba, ficou marcada depois de hoje, um momento muito especial. Nunca na história da cidade aconteceu o que vimos hoje. Eu agradeço à Liga das Escolas de Samba de São Paulo, na pessoa de seu Presidente Tomate, pela linda festa que nos proporcionou. A partir de agora esse evento passa a fazer parte do calendário oficial da cidade”.
Fotos: Gilberto Labriola
Legendas:
As agremiações receberam a bênção especial durante missa no Santuário do Senhor Bom Jesus.
O Prefeito Gregorio Maglio entrega a honraria ao presidente da Liga, Tomate.
Desfile das agremiações pelas ruas do centro de Pirapora
















