top of page

Perguntas e respostas: Candidatos de Araçariguama são sabatinados por colunistas do GAZETA

Publicado em:
22 de outubro de 2020 12:01:19
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:58:51
Perguntas e respostas: Candidatos de Araçariguama são sabatinados por colunistas do GAZETA
Crédito Imagem:

7 perguntas foram elaboradas por colunistas do jornal GAZETA de Araçariguama e enviadas aos candidatos à Prefeito – Cauan Martins, Fernandinho, Lili Aymar, Moacyr Godoy, Rodrigo Andrade e Vanilse Freitas – que estarão concorrendo ao pleito de 15 de novembro. Desde o dia 2 de outubro, as respostas estão sendo publicadas no jornal impresso. Será uma resposta por semana, até a edição de 13 de novembro, última antes das eleições.

A edição impressa você encontra, como de costume, nas bancas e pontos de distribuição logo nas primeiras horas da manhã de toda sexta-feira. E nesta semana, 23 de outubro, você encontra com exclusividade as respostas sobre "como ser um município atraente para a chegada de empresas e indústrias, além de oferecer incentivos fiscal e imobiliário?"

Na última sexta-feira, dia 16, os candidatos responderam à "Dois dos problemas recorrentes são Saúde e abastecimento de água.  O primeiro implica na ausência de atendimento médico com especialidades e o desabastecimento da Farmácia Popular. Como resolver isso? Já com relação ao abastecimento de água: Qual é a capacidade de produção, armazenamento e distribuição de água hoje no município e qual aumento populacional ainda consegue atender sem investimentos? Que ações propõe para esse setor, já que o número de condomínios e loteamentos não para de crescer e muitos bairros ainda carecem da rede de abastecimento de água?"

Confira as respostas: 

Cauan Martins – PTB

Saúde Para resolver o problema da falta de atendimento médico de especialistas de forma concreta, devemos atuar reestruturando o SUS no município, fazendo que cada coisa funcione no seu devido lugar, informatizando o sistema na cidade com aplicativo que gerencie todos as consultas médicas, agendar exames, acompanhamento ambulatorial, etc agilizar de forma que o paciente seja atendido o mais breve possível agindo no princípio de resolubidade do SUS. Com relação as medicações que estão em falta na FARMACIA POPULAR, é preciso atuar de forma emergencial realizar cadastramento de todas as famílias do município pelo agente comunitário de saúde, para trabalhar de forma longitudinal com a ESF, onde a secretaria de saúde municipal terá todos os dados para organizar a distribuição de medicamentos no município com base no REMUME para que não falte para nenhum cidadão e que o mesmo seja acompanhado pela sua USF.

Água O sistema de produção e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos é de responsabilidade da sabesp que tem contrato de concessão com o município, assim todos os empreendimentos antes de serem iniciados, necessitam de uma carta de diretrizes contendo todos os deveres e direitos do empreendedor para atendimento. A construção de novos empreendimentos sendo dentro do processo legal, não trará problemas ao nosso município. Teremos a obrigação de fiscalizar e agir para que nada ocorra fora do padrão legal solicitado. Atualmente a capacidade de armazenamento de água em Araçariguama é de 2,5 milhões de litros. Quanto aos nossos mananciais de água bruta temos hoje o ribeirão do colégio que vem sendo utilizado outorga (licença para retirada da água do rio) de 58 L/s para tratamento e distribuição a população. Temos também o ribeirão Icaveta que tem uma outorga de 40 l/s e que poderá ser usado para suprir nossas necessidades no crescimento de demanda por água tratada. O município conta oito reservatórios para atendimento da demanda por água tratada. O município tem a obrigação de fiscalizar o uso de nossos mananciais, e estaremos realizando estudos para sabermos a situação atual de todas as bacias hidrográficas que formam nossos ribeirões e iremos atuar para recuperação de nascentes melhorando o volume e a qualidade de nossas águas. Infelizmente quase todo o nosso município necessita de regularização fundiária, e isso será um compromisso de nosso governo. Acreditamos dando inicio aos processos de regularização e tornando essas áreas de interesse social iremos conseguir levar água tratada a os nossos bairros onde não for possível a interligação ao sistema existente, estaremos cobrando da empresa responsável a construção de poços artesianos ou até mesmo em algumas áreas a construção de pequenas estações de tratamento de água para a implantação de sistema isolado para atendimento à população. Temos possibilidades para atendimento a população de nossa querida cidade, o que sempre faltou um mínimo de vontade política e zelo pelas pessoas que necessitam desse atendimento tão importante, pois ninguém vive sem ÁGUA.

Fernandinho – PRTB

Diante da atual situação em que nosso distrito industrial chegou, por anos de descaso com a infraestrutura da região, várias empresas fecharam e as que restam lutam para manter as atividades. Outro quadro preocupante é que empregam muitos colaboradores de outras cidades. Nosso comércio, além da situação de pandemia, não possui estímulo ou ajuda para serem competitivos. As medidas do nosso Plano de Governo incluem, além dos incentivos: - Pavimentação das estradas; - Iluminação; - Monitoramento de segurança; - Pontos de ônibus; - Transporte em horários adequados e frequentes; - Melhoria no sinal de telecomunicação; - Infraestrutura para internet de qualidade em toda cidade; - Profissionalização e capacitação de mão de obra que possa ser aproveitada nas empresas, sejam de serviços, comércio ou indústrias; - Criação de calendário e eventos esportivos, culturais e de comemorações para atração e movimentação do comércio local; - Manutenção, zeladoria permanente e coleta de lixo nas zonas industriais e comerciais; - Parcerias público privadas como reforço para viabilização das melhorias e para a criação de demanda no comércio local.

Lili Aymar – REPUBLICANOS

Em nossa gestão reestruturamos a Farmácia do Povo, tirando ela de um local insalubre e à colocando em instalações modernas e totalmente equipada. Implantamos e seguimos a relação de medicamentos do RENAME - Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, suprindo assim a grande demanda existente. Na área de especialidades médicas, criamos o AME – Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, com Clínico, Ginecologista, Pediatra, além de mais de 15 especialidades médicas, entre elas Oftalmologia, Dermatologia, Psiquiatria, Gastroenterologia, Neurologia, Cardiologia, Urologista, Pneumologia, Vascular, Infectologia, Endoscopia, Nutrição, Psicologia, Ortopedia, Assistente Social, Ultrassonografias Geral, Obstetrício, Morfológico e Doppler. Isso será retomado nos primeiros dias de nosso governo.

Com relação à questão da água, criamos com apoio da Câmara Municipal, o Projeto das ZEIS – Zonas de Interesse Social e em parceria com a SABESP estávamos levando água para o Bom Jardim, Novo Tigrão, Santa Ella e outras localidades. Se for eleita, retomaremos e ampliaremos esse projeto que leva mais dignidade e saúde para a população que tanto sofre. Gostaria de ressaltar também que nossa luta contra à instalação do Aterro Sanitário, vulgo lixão às margens do Ribeirão do Colégio, continuará firme e incansavelmente. Vamos garantir a água das futuras gerações.

Moacyr Godoy –  PODEMOS

Sobre a saúde, criaremos o CEM (centro de especialidades médicas) para acabarmos de vez com esse sofrimento de toda vez que o munícipe precisa de passar por um especialista ter que sair às 04:00 da manhã pra outras cidades, as vezes sem dinheiro pra se alimentar, ficando até em alguns casos o dia todo fora esperando uma condução. Feito isso onde funciona o AME será transformado em P.A. da Mulher e P.A. da Criança, também traremos pra aquele local um laboratório central (agilizando os exames). Quanto à Farmácia do Povo iremos sim investir na modernização, informatização e compra de todos medicamentos que estão faltando, principalmente os de uso contínuo como insulinas, insumos entre outros, também nos remédios de alto custo que vem dos governos Estadual e Federal. É dever nosso e direito do cidadão ter uma saúde digna. Quanto a falta d'água deveremos cobrar fortemente a Sabesp sem deixar de ter um diálogo construtivo, sempre procurando parcerias tanto com os governos Estadual, Federal e iniciativa privada. Temos também que levar água para todos os bairros e para que isso aconteça precisamos transformar o zoneamento de alguns bairros, como fizemos com o Bom Jardim e o Novo Tigrão, faremos isso no Santa Ella e Bairro da Lagoa onde os dois primeiros já estão em fase de implantação. Para isso sempre é preciso ouvir, planejar pra fazer mais e melhor!

Rodrigo Andrade – PROS

Saúde Especialidades básicas como cardiologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria, obstetrícia, por exemplo, devem ter atendimento diário. Quanto ao desabastecimento da farmácia é algo inaceitável. Talvez seja necessário rever o contrato vigente. A cesta básica de remédios não pode falhar.

Abastecimento de Água Atualmente, a capacidade de produção de água em Araçariguama é de 140 m³ por hora. A nossa capacidade de armazenamento é de 800 m³ no centro, 1.500 m³no Bela Vista, 100 m³ na chácara Dora, 100 m³ no Cintra e 500 m³ na Elenco II Já temos dificuldade para atendermos a população atual. Estão no programa de ampliação de reserva de água para o município:

100 m³ no Bom Jardim 1500 m³ no Santa Ella 200 m³ na Chácara Dora

Será realizada uma captação do Rio Mombaça com estação de tratamento (ETA) no Santa Ella.

Para bairros irregulares a opção é o poço artesiano, conforme apontado em nosso plano de governo.

Vanilse – PSDB

A Saúde Municipal, já há alguns anos, passa por um período especialmente difícil com falta de medicamentos, cancelamento de especialidades, ausência de exames laboratoriais, desvalorização dos profissionais. Iremos trabalhar para reverter esse quadro oferecendo novas especialidades que atendam às necessidades de nossos munícipes; valorizando os que lá estão e contratando mais profissionais; uma nova e eficiente farmácia popular, que atenda sete dias na semana e com horário estendido; alguns dos medicamentos gratuitos são de responsabilidade de outras instâncias, mas já estamos realizando um estudo de alternativas sobre o que o município pode fazer a respeito para, se caso necessário, suprir a falta desses medicamentos; ampliação da rede de atendimento com construções de UBS em pontos estratégicos para o atendimento dos bairros afastados; implantação do Programa Médico de Família (PMF) e o resgate do gerenciamento da Saúde pelo próprio município. Em relação a questão do abastecimento de água priorizaremos principalmente os bairros afastados com a construção de poços artesianos comunitários. Vamos também realizar junto com a SABESP a expansão da rede de água no município e campanhas de conscientização do uso racional.

  Perguntas As perguntas elaboradas são as seguintes: 1ª Cite 3 prioridades para o município e o que pretende fazer para atende-las. Confira as respostas deste primeiro questionamento pelo link. 2ª Qual é a realidade da população carente no município? Quantos são? Do que mais precisam? Quais serão suas propostas para oferecer oportunidades para essas pessoas? Confira as respostas deste segundo questionamento pelo link. 3ª Dois dos problemas recorrentes são Saúde e abastecimento de água.  O primeiro implica na ausência de atendimento médico com especialidades e o desabastecimento da Farmácia Popular. Como resolver isso? Já com relação ao abastecimento de água: Qual é a capacidade de produção, armazenamento e distribuição de água hoje no município e qual aumento populacional ainda consegue atender sem investimentos? Que ações propõe para esse setor, já que o número de condomínios e loteamentos não para de crescer e muitos bairros ainda carecem da rede de abastecimento de água? 4ª Como ser um município atraente para a chegada de empresas e indústrias, além de oferecer incentivos fiscal e imobiliário? 5ª Do ponto de vista de interesses bastante diferentes e conflitantes entre população e representantes políticos, qual será a postura do candidato para uma gestão que contemple os objetivos e esperanças dos eleitores? 6ª Araçariguama tem um parque industrial forte, uma arrecadação significativa (uma das maiores da região) e um índice populacional razoavelmente pequeno, o que garante uma renda per capita expressiva. Por qual motivo, então, o município enfrenta tantas dificuldades e a população que necessita dos serviços públicos encontra tantos problemas para ser atendida? 7ª Sua mensagem aos eleitores que estarão indo às urnas no domingo e, também, para aqueles que dizem abrir mão do direito do voto, por não concordar com a atual imagem do Político no País.
Leia Mais ...
bottom of page