top of page

Parceria Empresa/Escola - como o projeto da Carbotex - deve ser apoiada e incentivada - EDITORIAL

Publicado em:
4 de novembro de 2023 12:30:00
Atualizado em:
3 de novembro de 2023 20:05:36
Parceria Empresa/Escola - como o projeto da Carbotex - deve ser apoiada e incentivada - EDITORIAL
Divulgação
Crédito Imagem:

A participação de empresas em parceria com escolas municipais para promoção de atividades práticas relacionadas à educação ambiental é fundamental por diversos motivos. A educação ambiental desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes, capazes de compreender, respeitar e preservar o meio ambiente. Essas parcerias oferecem uma série de benefícios, tanto para os alunos quanto para as empresas e a comunidade em geral, além de fortalecer o compromisso com a sustentabilidade e promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental nas gerações futuras.

Essas parcerias devem ser planejadas de forma colaborativa, considerando os objetivos pedagógicos das escolas, os recursos das empresas e as necessidades da comunidade. Eles podem incluir atividades como programas de reciclagem, criação de hortas escolares, palestras, visitas a centros de pesquisa ambiental, entre outras ações práticas.

As atividades práticas experimentam experiências reais e tangíveis que complementam o aprendizado teórico. Ao participar de projetos ambientais, os alunos podem compreender de forma mais profunda os desafios e soluções para questões do meio ambiente, tornando o conhecimento mais prático e aplicável.

Além disso, as crianças atuam como multiplicadores de informação. As práticas ambientais ensinadas nas escolas podem ser levadas para a casa dos alunos, influenciando suas famílias e, consequentemente, a comunidade local. Se tudo isso já não fosse suficiente, as atividades práticas podem desenvolver habilidades importantes nos alunos, como trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico e solução de problemas, preparando-os para se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes do meio ambiente.

A empresa Carbotex é um exemplo positivo dessa integração empresa/escola. Com o projeto Compostex onde ensina e incentiva a prática da compostagem orgânica, já chegou a mais de 250 alunos que tiveram a oportunidade de conhecer tão importante processo de reaproveitamento e transformação de matéria orgânica - antes dispensada como lixo comum - em produto para o uso na agricultura.

Tal projeto completou seu primeiro aniversário e revela o compromisso da empresa na conscientização ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o futuro do nosso planeta.

- Parabéns à empresa, Araçariguama de parcerias que tragam resultados positivos para a coletividade!

Leia Mais ...
bottom of page