top of page

Onda de calor e estiagem colocam interior de SP em alerta de baixa umidade do ar e risco de incêndios

Publicado em:
28 de agosto de 2026 às 14:01:00
Onda de calor e estiagem colocam interior de SP em alerta de baixa umidade do ar e risco de incêndios
Crédito Imagem:
Divulgação

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um Boletim Meteorológico Especial que coloca a região de Presidente Prudente e grande parte do interior paulista sob alerta de uma onda de calor até a próxima segunda-feira (31).
A elevação nas temperaturas é provocada pela atuação de uma forte massa de ar quente e seco.
Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a combinação de calor intenso, ar extremamente seco e vegetação ressecada exige atenção redobrada da população para riscos à saúde e ao meio ambiente.


Segundo o Coordenador Regional Adjunto de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, as regiões norte e noroeste, de São José do Rio Preto (SP) e Araçatuba (SP) do estado enfrentam as condições mais críticas, com máximas que podem se aproximar dos 40°C e índices de umidade relativa do ar caindo para abaixo dos 12% nos períodos mais quentes da tarde.


Nas demais regiões do interior, como Bauru (SP), Marília (SP), Sorocaba (SP) e Itapeva (SP) as temperaturas variam em geral entre 30°C e 35°C, com a umidade permanecendo em níveis críticos, próximos ou inferiores a 20%.

O calor junto com a baixa umidade relativa do ar aumenta o risco de surgimento e rápida propagação de incêndios florestais e queimadas urbanas. Por isso, as autoridades orientam rigorosamente:

  • Não fazer queimadas: É proibido usar fogo para limpeza de terrenos ou pastagens;

  • Lixo e resíduos: Evitar a queima de lixo, folhas secas ou entulhos;

  • Cigarros: Jamais descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou em áreas com vegetação.

Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, a população deve acionar imediatamente os órgãos de emergência pelos telefones da Defesa Civil (199) ou do Corpo de Bombeiros (193).


Cuidados essenciais

Diante da forte sensação de desconforto térmico, a Defesa Civil recomenda a adoção de medidas preventivas de saúde:

  • Hidratação: Beba água com frequência, mesmo sem sentir sede;

  • Exposição ao sol: Evite a exposição direta ao sol, principalmente no período da tarde;

  • Exercícios físicos: Suspenda a prática de atividades físicas intensas ao ar livre nos horários mais quentes;

  • Atenção especial: Reforce os cuidados com crianças, idosos, doentes crônicos e animais de estimação para evitar quadros graves de desidratação.

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2026 tem abertura com grandes jogos em Mairinque

TRICOTANDO - 04-09-2026

EDITORIAL - Saneamento que vai transformar a cidade

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page