top of page

Morte, tornado e árvores caídas: veja danos causados pela chuva em SP

Publicado em:
24 de novembro de 2025 às 14:41:00
Morte, tornado e árvores caídas: veja danos causados pela chuva em SP
Divulgação
Crédito Imagem:

As chuvas que atingem o estado de São Paulo desde ontem deixaram ao menos uma pessoa morta e causam transtornos no litoral, interior e capital.

O que aconteceu
Mulher que morreu estava dentro de carro arrastado pela água em Hortolândia. Ela dirigia pela rua Bambina Ciconi Camilo quando uma enxurrada levou o veículo, encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros.

Queda de uma árvore de grande porte bloqueou a Alameda Santos, nos Jardins, na madrugada. A via ficou fechada na altura do número 2.015 das 2h25 às 6h, segundo a SPTrans, que precisou fazer desvios nos ônibus que passavam na via.

Tornado "landspout", que é formado de baixo para cima, passou pelas cidades do interior sem deixar feridos. Segundo a Defesa Civil, houve registro da formação atípica nas cidades de Manduri, Águas de Santa Bárbara e Cerqueira César. Apesar de ser menos intenso do que os tornados tradicionais, o fenômeno pode causar danos.


Defesa Civil também registrou pessoas ilhadas em um carro em Sumaré (SP) e queda de árvores em Campinas. Houve queda de granizo na cidade de São Manuel (SP) e os danos ainda são contabilizados, informou a Defesa Civil.


O litoral foi a área mais afetada pela chuva, com 180 milímetros em 24 horas na cidade de Ubatuba e 122 em Caraguatatuba. O solo está encharcado e há risco de deslizamentos de terra.


São Sebastião está sob alerta para ventos fortes até a quarta-feira. A orientação é de que os moradores se abriguem em locais seguros, evitem áreas descampadas e se aproximar de estruturas metálicas, postes, árvores e itens instáveis que possam ser carregados pelo vento.


Parte do estado segue sob alerta para chuvas

Alerta da Defesa Civil começou ontem e é válido até amanhã. O mau tempo é resultado da passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste, segundo o Climatempo.

Há risco de alagamentos, enchentes, enxurradas e deslizamentos. Também há risco de ocorrências relacionadas a descargas elétricas e a ventos fortes.


Capital, Região Metropolitana, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba são regiões com acumulado "muito alto" previsto. As regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Sorocaba têm risco "alto" previsto, enquanto Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto têm risco "médio".


A população deve evitar áreas com árvores de grande porte e outras estruturas que possam cair com o vento. Regiões descampadas, como a praia e campos de futebol, também devem ser evitadas por estarem expostas a raios. Não é aconselhável atravessar áreas alagadas, por risco de enxurradas e afogamento, explicou a Defesa Civil.


Deixe a sua casa imediatamente se:

Identificar rachaduras em muros ou paredões. As fissuras podem indicar instabilidade na estrutura de casas e encostas.


Perceber escoamento de água barrenta de encostas. Isso pode ser sinal de um deslizamento de terra prestes a acontecer.

Ouvir estalos em blocos e rochas ou observar rachaduras em solo ou paredes. Essas movimentações também podem sinalizar um deslizamento. Se estiver dentro de casa, observe se as janelas e portas ficaram emperradas, pois isso também pode sinalizar risco estrutural.


Ver postes ou árvores inclinados ou muros "com barriga". Essas deformações são indicativos de deslocamento do solo ou estrutura comprometida.


O número da Defesa Civil de São Paulo é 199 e ele deve ser acionado em todas as situações acima. Outro número importante para se ter em mãos é o do Corpo de Bombeiros: 193.

Fonte: UOL

Leia Mais ...

Festival Latino & Especial do Camarão celebra sabores da América Latina em Sorocaba

Liberado lote extra de ingressos para show de Ney Matogrosso em Sorocaba

Cultura na Praça leva diversão para toda a família neste fim de semana em Mairinque

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page