top of page

Ibiúna: Queijo 'coxinha' ganha prêmios e conquista legião de fãs; entenda

Publicado em:
23 de junho de 2025 às 21:32:00
Atualizado em:
23 de junho de 2025 às 21:32:27
Ibiúna: Queijo 'coxinha' ganha prêmios e conquista legião de fãs; entenda
Divulgação
Crédito Imagem:

Produto de massa crua, textura cremosa, sabor amanteigado, maturado em câmara fria e finalizado com uma defumação é fabricado artesanalmente em Ibiúna (SP) por um casal de santistas que trocou o mar pelo campo.

Você já viu um queijo em formato de coxinha? O g1 acompanhou de perto a produção dessa iguaria artesanal, que já conquistou diversos prêmios em concursos de laticínios e virou queridinha dos apaixonados por queijo. Conhecido como Montanha, o produto é feito na Cabanha Mulekinha, empresa de um casal de santistas que trocou o mar pela vida no campo.

Há 15 anos, Airton e Luzita Camargo deixaram a vida no litoral para trás e começaram uma nova jornada em Ibiúna, no interior de São Paulo. O que inicialmente era um refúgio de fim de semana, aos poucos se transformou em uma queijaria artesanal.

Hoje, eles comandam uma fábrica de queijos premiada e reconhecida em todo o Brasil, onde Airton atua como produtor de leite e Luzita como mestre queijeira.

“A gente comprou uma vaquinha e começamos daí. Essa vaquinha dava muito leite. E comecei a fabricar, comecei a fazer queijo para dar para os amigos”, relembrou Airton.

E o queijo coxinha?

Entre os 400 litros de queijo produzidos diariamente, está o Montanha, considerada uma iguaria de massa crua, textura cremosa e sabor amanteigado. Maturado em câmara fria e finalizado com defumação, o queijo se destaca pelo formato cônico que lembra a tradicional coxinha.

A receita do Montanha tem raízes na família do casal, originária da Galícia, no norte da Espanha. Luzita explica que, na Europa, esse queijo é conhecido como “tetilla” — nome que faz referência à mama da vaca.

Seja chamado de coxinha ou tetilla, o Montanha conquistou não apenas o paladar dos consumidores, mas também o reconhecimento dos críticos gastronômicos.

O queijo já foi premiado duas vezes: em 2023, ganhou a medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), e em 2024, levou o 1º lugar no mesmo concurso.

Matéria: g1

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page