Fiat vai lançar Grande Panda em 2026 e quer liderança nacional
Publicado em:
25 de setembro de 2025 às 13:00:00

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Modelo vai contar com motores Firefly e pode superar Polo em vendas
A Fiat prepara para 2026 o lançamento do Grande Panda nacional, que será produzido em Betim (MG) durante as comemorações dos 50 anos da montadora no Brasil.
O hatch compacto, baseado na plataforma CMP do Citroën C3, terá papel central na nova fase da marca no país.
Embora ainda não haja confirmação oficial sobre o nome comercial, o modelo é tratado internamente como “New Argo” (código F1H) e pode se tornar o carro de passeio mais vendido do mercado brasileiro.
Interlocutores do setor afirmam que o Grande Panda será posicionado acima de Mobi e Argo — que podem seguir em versões de entrada — e logo abaixo do Pulse.
A estratégia mira ampliar a participação da Fiat em diferentes faixas de preço, em linha com o plano de investimento de R$ 30 bilhões até 2030, que prevê o lançamento de um novo carro por ano.
Legado europeu inspira modelo nacional
Na Europa, o Panda nasceu em 1980 como carro urbano simples, robusto e versátil, e inspirou diretamente o Fiat Uno brasileiro de 1984, que se tornaria ícone de vendas por décadas.
Ainda em produção, o compacto ganhou em 2024 a série especial Pandina, marcada por tecnologias inéditas e aumento de 20% na produção da fábrica de Pomigliano d’Arco, no sul da Itália.
Esse vínculo histórico reforça o peso simbólico da chegada do Grande Panda ao Brasil. Mais que um substituto eventual de hatches compactos, o novo modelo é visto como herdeiro de uma tradição que alia acessibilidade, praticidade e inovação.
Homenagens aos 50 anos
Diferentemente da versão europeia, que reverencia a antiga fábrica de Lingotto, o Grande Panda nacional trará referências ao polo industrial de Betim e à trajetória da Fiat no país.
Elementos do design interno e externo deverão resgatar modelos marcantes como Fiat 147 e Palio, além de destacar a própria fábrica mineira.
Esses detalhes serão incorporados ao longo do painel, nas lanternas e até no porta-malas, repetindo a fórmula já usada em Pulse e Fastback.
A estratégia busca fortalecer a ligação emocional com o consumidor brasileiro no ano do cinquentenário da marca.
Motores e tecnologias previstas
O Grande Panda brasileiro deverá oferecer motores já conhecidos da família Firefly: 1.0 e 1.3 aspirados, além de um 1.0 turbo com sistema híbrido leve de 12 Volts.
Ainda que as versões eletrificadas mais avançadas fiquem reservadas para Jeep e Toro, a Fiat sinaliza que o compacto abre caminho para tecnologias híbridas e elétricas até o fim da década.
Com 3,99 metros de comprimento, o modelo será maior que o Uno e trará painel digital, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e mais espaço interno.
No design, aposta em linhas quadradas e robustas, evocando o estilo do Panda original e do Uno nacional.
Potencial de mercado e próximos passos
A Fiat trabalha com a expectativa de que o Grande Panda possa disputar o posto de carro de passeio mais vendido do Brasil, atualmente ocupado pelo Volkswagen Polo.
Caso atinja a meta, a montadora italiana poderia dominar tanto os veículos de passeio quanto os comerciais leves, segmento já liderado pela Strada.
O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2026. Até lá, Mobi e Argo devem seguir no mercado em configurações simplificadas, enquanto a Stellantis reorganiza sua linha de compactos.
O plano inclui ainda a chegada de novos derivados até 2030, para consolidar a estratégia de expansão da marca no país.
Fonte: ig