Falta de planejamento é consenso! - por Edison Pires
Publicado em:
30 de setembro de 2023 às 12:30:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:29

Divulgação
Crédito Imagem:
Assistindo ao podcast PAPO NA REDAÇÃO do jornal GAZETA e do portal de notícias MUNDO N, onde três vereadores que compõem a Mesa Diretora da Casa de Leis foram entrevistados - Marco Dal Bello, Presidente; Paulo Volcov, 1º Secretário; Edmilson Antonio da Silva, 2º Secretário - tive a oportunidade de observar e conhecer qual a visão que o nosso Legislativo tem sobre a administração municipal e também da realidade política como um todo, no momento.
Não é surpresa para ninguém que o Executivo tem hoje o apoio político da maioria dos vereadores. Isso é fácil de se constatar através dos posicionamentos tomados durante as sessões da Câmara. O podcast serviu para confirmar essa afirmação, tanto que em alguns momentos da entrevista os vereadores falaram mais do prefeito do que deles próprios. Entendo isso como normal, uma vez que já vivemos um período pré-eleitoral bastante intenso (o que é de costume em Araçariguama) onde algumas definições já vão tomando forma e criando base de sustentação para a disputa que vai ocorrer no próximo ano.
Mas isso não impediu que os vereadores dessem suas opiniões sobre diversos assuntos, o que mostra independência e autonomia. E os parabenizo por isso, por entenderem e fazer valer que apoio não significa submissão! O eleitor deve levar isso em consideração!
A entrevista me deu a oportunidade de constatar ainda, que algumas preocupações dos entrevistados são iguais às minhas. E duas delas estão diretamente voltadas para o futuro do município. O primeiro ponto é a falta de planejamento. Como é possível colocar em prática qualquer tipo de projeto, se você não tem um planejamento adequado? É até possível realizar algo que você entenda ser importante, mas com certeza você não terá o resultado esperado. E como pensar no futuro? Se dentro de uma empresa, cujo universo é bem menor, já fica difícil tomar qualquer decisão sem planejar, imagine numa cidade onde mil coisas acontecem ao mesmo tempo, onde prioridades se colocam acima uma das outras? Fica impraticável. Daí ocorre aquilo que é frequente: as coisas acontecem, mas de maneira espalhada e sem pontos de conexão, e, dessa maneira, não se tem futuro, se tem apenas medidas paliativas para o agora!
Outro ponto citado foi a ausência do Plano Diretor que teima em não sair. Uma coisa que me chamou a atenção, foi quando o André Boccato perguntou por qual motivo ainda não temos um Plano Diretor. Houve um silêncio generalizado por alguns segundos, até que algumas respostas ou explicações começassem a surgir. Quer dizer, todos dizem saber da necessidade e da importância de um instrumento norteador como esse, mas ninguém encontra explicação plausível para justificar sua ausência gestão após gestão. E lá se vão 31 anos! Fala-se muito das oportunidades perdidas no passado, mas não é possível encontrar uma resposta satisfatória para o presente.
Sem Plano Diretor e sem o devido planejamento para ações prioritárias e de base para um desenvolvimento adequado, fica difícil pensar em futuro. Tanto é verdade, que o assunto "Plano Diretor" veio logo após a pergunta sobre, "como deve estar o município daqui 10 anos?". Já deu para imaginar como será, né?
Não sei você, amigo leitor, mas ao que parece, diante das respostas apresentadas, até a próxima década Araçariguama pouco terá avançado e encontrado o desenvolvimento que tanto precisa. Muita coisa do que se viu e se vê acontecendo na cidade, vem de fatores que independem de ações políticas/administrativas. A chegada de empresas e o fortalecimento do setor logístico, por exemplo, grande parte disso vem acontecendo de maneira natural, uma vez que ainda não houve nenhum investimento de fato que ofereça melhorias razoáveis para esses setores. O grande atrativo tem sido as características que o próprio município oferece, sendo o maior deles a Rodovia Castello Branco e seus retornos, que possibilitam diminuir em muito os custos de operação para as empresas.
E a falta de investimentos (não apenas neste momento, mas ao longo dos anos) é tão grande, que as próprias indústrias estão se unindo para buscar soluções que atendam suas necessidades. Quer dizer, os empresários estão vivendo uma realidade paralela, um mundo próprio, buscando soluções que os atendam. É um verdadeiro "cada um por si", provocado pela falta de planejamento, de investimentos e de ações que sinalizem que Araçariguama está se preparando para o futuro. E isso vem ocorrendo ano após ano, e nada mudou!
Teria muito mais a falar, mas encerro parabenizando ao GAZETA e ao MUNDO N por serem fontes de informação verdadeira e confiável. Como dizem por aí: "Se você quer a verdade, procure as fontes seguras"!
Edison Pires