top of page

Ex-delegado Seccional de Sorocaba é afastado da Academia de Polícia após publicação contra feministas e comunidade LGBTQIA+ em ajuda ao RS

Publicado em:
24 de maio de 2024 18:00:00
Atualizado em:
24 de maio de 2024 19:09:43
Ex-delegado Seccional de Sorocaba é afastado da Academia de Polícia após publicação contra feministas e comunidade LGBTQIA+ em ajuda ao RS
Divulgação
Crédito Imagem:

Segundo a SSP, afastamento foi feito pela Acadepol, onde Marcelo Carriel atua como professor. Grupos feminista e LGBTQIA+ pediram a exoneração do delegado após a publicação nas redes sociais questionando sobre ajuda no Sul.

O ex-delegado Seccional da Polícia Civil de Sorocaba Marcelo Carriel foi afastado do cargo de professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo (Acadepol) após publicar nas redes sociais uma mensagem contra feministas e a comunidade LGBTQIA+, em relação à tragédia do Rio Grande do Sul.


Na publicação, feita em 9 de maio, Carriel diz que “não vi travestis, transgêneros, feministas de cabelo azul e sovaco cabeludo ajudando nas enchentes. Também não tinha bandeirinha de arco-íris e de movimentos LGTVHDMI4K+. Resumindo, nas horas mais difíceis são os machos tóxicos que salvam o mundo, sempre foi e sempre será assim!”.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ex-delegado é aposentado e o afastamento do cargo foi determinado pela Acadepol.

O g1 tentou contato com o ex-delegado Seccional por telefone e redes sociais, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O movimento LGBTQIA+ de Sorocaba e região e o Movimento de Mulheres de Sorocaba denunciaram o caso à SSP, pedindo a exoneração do delegado em documento enviado à pasta.


Nota de repúdio

Em nota, a SSP informou que repudia a conduta do delegado e disse que a postura não condiz com as diretrizes e orientações das instituições policiais paulistas.

"Os fatos são apurados pela Polícia Civil, para que medidas cabíveis sejam tomadas. A SSP declara, também, que reforça seu compromisso com os valores de igualdade, respeito e dignidade humana, os quais são constantemente compartilhados com o efetivo, seja nos cursos de formação ou de atualização", informa.

O g1 questionou a Acadepol sobre o afastamento do delegado aposentado da docência, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.


Delegado e secretário de Segurança Pública

Marcelo Carriel ocupou o cargo de delegado Seccional em Sorocaba de 2013 até 2019, quando pediu a aposentadoria.

Em 2020, Carriel foi nomeado como secretário de Segurança Urbana pela ex-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, cargo que ocupou por dez meses.


Fonte: G1

Leia Mais ...
bottom of page