top of page

EUA começam a vacinação contra a Covid-19

Publicado em:
14 de dezembro de 2020 17:30:15
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:56:29
EUA começam a vacinação contra a Covid-19
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_25331" align="aligncenter" width="1008"] Enfermeira Sandra Lindsay recebeu nesta segunda-feira, 14, dose da vacina da Pfizer em hospital de Long Island, no estado de Nova York (Foto: Mark Lennihan/Pool via Reuters)[/caption]

Os Estados Unidos deram início à vacinação contra o Coronavírus nesta segunda-feira, 14. A imunização acontece um dia após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, autorizar o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra Covid-19 em pessoas com mais de 16 anos. O primeiro grupo é voltado a pessoas acima de 80 anos e profissionais que atuam na área da saúde e em asilos.

Os Estados Unidos pretendem vacinar pelo menos 20 milhões de pessoas neste primeiro mês. Um dos principais desafios dessa vacina é a sua logística, dadas suas peculiaridades de armazenagem. As doses das vacinas que serão aplicadas saíram no domingo, 13, da fábrica da Pfizer no estado do Michigan sob aplausos dos funcionários. Elas foram colocadas em aviões e caminhões refrigerados para serem distribuídas pelo país. No transporte, as doses precisam ser colocadas em caixas temperatura a -70 ºC, geralmente armazenadas com gelo seco.

A vacina já foi aprovada em outros países e os Estados Unidos é o quinto país a liberar o imunizante da Pfizer-BioNTech. Na última semana, a vacina já foi aprovada no Reino Unido, no Canadá, no Bahrein e na Arábia Saudita. Entre eles, a vacinação em massa só foi iniciada na Inglaterra, na última terça-feira, 8.

No Canadá, a aprovação saiu na última quarta, 9. O país deverá receber 249 mil doses da vacina ainda neste mês, mas não há data oficial para o início da vacinação.

O Brasil tem um acordo de intenção de compra com a Pfizer, mas o negócio ainda não foi fechado e o plano nacional de vacinação não tem data oficial para começar. O governo diz que só estipulará um dia para começar a campanha assim que alguma vacina tiver autorização de uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Leia Mais ...
bottom of page