top of page

Espetáculo “Charivari Circo”, da Cia LaMala, chegará em Votorantim, no dia 08 de setembro

Publicado em:
5 de setembro de 2023 19:46:00
Atualizado em:
5 de setembro de 2023 19:47:02
Espetáculo “Charivari Circo”, da Cia LaMala, chegará em Votorantim, no dia 08 de setembro
Divulgação
Crédito Imagem:


Um casal de acrobatas viaja com seu pequeno vagão de praça em praça, criando encontros mágicos com o público, misturando realidade com fantasia. Crianças e adultos, de todas as idades, poderão aproveitar o espetáculo e despertar a imaginação. Senhoras e senhores, o espetáculo “Charivari Circo” chegou, trazendo alegria para todo mundo!


O espetáculo circulou por outras quatro cidades do interior e finaliza a temporada em Votorantim, no dia 08 de setembro, às 19h30. Seguindo o formato do circo de variedades, reúne várias modalidades circenses, como a mini báscula, bambolê, equilíbrio de garrafas, de pratos, rola rola, entre outras.

Com apresentação gratuita e aberta ao público, os interessados poderão prestigiar a arte circense no Auditório Municipal de Votorantim "Francisco Beranger", localizado na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro. É necessário retirar o ingresso com 1 hora de antecedência. Ao todo, são 270 lugares disponíveis, com espaço para cadeirantes e rampa de acesso.

A idealização do espetáculo é do casal de acrobatas Marina Bombachini e Carlos Cosmai e a direção é por conta de dois grandes artistas: Fernando Sampaio e Luciana Viacava.

Marina comenta que o circo é uma arte, muitas vezes, renegada. “Tem quem entenda que seja uma arte ‘menor’, mas é justamente esta a importância do circo: chegar em lugares onde outras artes não chegam, de ser quase como uma porta de entrada para o caminho da cultura e da arte. A gente entende o circo como um espaço de resistência”.

Charivari Circo

O espetáculo tem como essência as memórias de dois arlequins, interpretados pelo casal de acrobatas Carlos e Marina. Apaixonados pela vida e pela arte circense, eles unem, neste espetáculo, as memórias do circo clássico com muita inovação. “Queremos proporcionar para o público esses momentos de suspensão da realidade, esses momentos mágicos e de revisita ao imaginário circense de maneira divertida, leve, ingênua e poética”, diz Marina.

Tudo começa com um pequeno vagão sendo puxado por uma bicicleta com a roda dianteira gigante (Penny-farthing), sintetizando a essência do circo, a itinerância e o picadeiro. Ao fundo, o mesmo vagão se transforma em circo, com picadeiro circular e assume mais funções como camarim, cozinha e palco. O cenário foi concebido por Carlos Cosmai, Marina Bombachini e Amanda Gomes.

Na apresentação, vida e arte se misturam. “Ao longo dos nossos 18 anos de trajetória, alcançamos diversas camadas: do público infantil, adulto, aos próprios artistas. E com esse espetáculo também queremos alcançar todas as gerações. É um momento importante da nossa vida, somos uma família, um casal que acabou de ter um segundo filho, inevitavelmente isso vai para a cena, principalmente o quanto precisamos nos desdobrar para dar conta de tudo, do circo, do trabalho, da casa, dos filhos”.

O circo na alma, a arte nas mãos!
O espetáculo foi contemplado através do edital PROAC Nº 07/2022 – CIRCO / PRODUÇÃO DE ESPETÁCULOS INÉDITOS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Fundada em 2005, a Cia LaMala é uma companhia paulista que desenvolve uma pesquisa cênica que combina habilidades e técnicas circenses de mão a mão, além de explorar a multiplicidade artística com referências das matrizes brasileiras no corpo circense. Hoje soma um repertório de sete espetáculos explorando diversas modalidades acrobáticas, com uma abordagem crítica e afirmando uma identidade criativa surpreendente e inovadora.

A Cia LaMala já participou de importantes festivais nacionais e internacionais do circo, como Fira Trapeze de Reus, na Catalunha, Espanha, CIRCOS do SESC, Festival Mundial de Circo de BH e Festival de Circo do Brasil em Recife, demonstrando seu compromisso com a difusão da arte circense.

O Charivari Circo tem cenografia de Amanda Gomes, Marina Bombachini e Carlos Cosmai; e figurinos de Christiane Galvan. A trilha sonora original é de Rodrigo Zanettini, a iluminação é de Letícia Trovijo e a operação de som é de Eduardo Cosmai e Ieda Gonçalves.

Conta com o designer da Débora De Maio - Estúdio Avoa. Com a Nevin M. Mourad cuidando das redes sociais e as jornalistas Juliana Ferraz e Beatriz Jarins, da JF Gestão de Conteúdo, cuidando da assessoria de imprensa. A produção é da Lu Gualda e da Sttefânia Mendes. A realização é da Companhia La Mala.

SERVIÇO

08/09 (sexta) às 19h30
Local:
Auditório Municipal de Votorantim "Francisco Beranger"
Endereço:
Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 - Centro – Votorantim

Obs.: O Auditório Municipal possui 270 lugares, espaço para cadeirantes e rampas de acesso. O espetáculo é gratuito e a retirada do ingresso acontece 1h antes do espetáculo.

SINOPSE

"Charivari Circo" é um espetáculo de variedades circenses realizado por uma pequena companhia. Uma dupla de sonhadores viaja com sua carroça de praça em praça, criando encontros mágicos com o público.

A dupla se dedica a todas as etapas do espetáculo, desde o transporte da carroça que se transforma em um "grande pequeno circo" até a apresentação e atuação nos números de habilidades circenses e entradas de palhaço.

Charivari é uma ode ao ciclo sem fim do artista em itinerância. Tudo circula em torno do picadeiro que gira ao redor de tudo que existe. Tudo se repete e nada é sempre igual.

A chegada é partida, o fim é o começo, a ida, uma volta, redonda, como o circo, infinito em grandeza e simplicidade que nunca diz adeus e sim até a próxima!

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Leia Mais ...
bottom of page