Equipe de Araçariguama vence etapa Nacional do Technovation Girls 2025 e visa Mundial
Publicado em:
29 de maio de 2025 às 13:05:43

Crédito Imagem:
O Technovation Girls, programa global que capacita jovens mulheres entre 8 e 18 anos, a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para problemas reais em suas comunidades através de competições e avaliações, tem agora o nome de Araçariguama registrado em sua história. Isso porque, na categoria Júnior, equipe composta por jovens araçariguamenses venceu a etapa nacional e se qualificou para disputar o mundial.
Katlyn Regina de Oliveira Pereira (11 anos), Beatriz Alencar dos Santos (12 anos), Emilly Victoria Silva Cassimiro (13 anos), Vitória Sales Silva (15 anos) e Anna Kayla da Conceição Dantas (15 anos), desenvolveram o aplicativo “No seu tempo: jovens idosos”, voltado à saúde, ao bem-estar e ao envelhecimento. As alunas foram selecionadas por se destacarem em suas escolas e no Centro de Inclusão Digital (CID) do município.
O projeto
O projeto desenvolvido pela equipe foi o aplicativo “No seu tempo: jovens idosos”, que está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da ONU, relacionado a saúde, bem-estar e o envelhecimento da população. A criação foi inspirada nos familiares das próprias estudantes e direcionado a idosos sem rede de apoio ou com dificuldades no uso da tecnologia.
Para desenvolver o aplicativo, a equipe realizou pesquisas e testes com um grupo de aproximadamente 20 idosos. Um formulário respondido por mais de 70 pessoas também contribuiu para o desenvolvimento. As sugestões dos idosos e as informações coletadas influenciaram as funcionalidades. Por exemplo, uma pesquisa mostrou que a maioria (97%) não utilizava um calendário específico para lembrar de seus remédios.
Conforme os idosos pediram, as meninas implementaram o calendário e lembretes de consultas e horários de remédios, interface acessível com letras grandes e cores chamativas para facilitar o uso, incluíram o robô Marvin que permite que os idosos pesquisem informações na internet e funciona como uma assistente pessoal que conversa com o usuário, auxilia com sugestões (como o que fazer em caso de gripe ou necessidade de chá) e responde instantaneamente.
O aplicativo também permite gravar mensagens de voz como alternativa à digitação, considerada uma opção mais fácil para os idosos. Foi criado utilizando a plataforma MIT App Inventor. Inicialmente pensado para os idosos de Araçariguama, o aplicativo tem potencial para ser utilizado em todo o Brasil e internacionalmente.
A equipe de mentores que apoiou as Tech Ninjas incluiu Valéria Duarte, Adriana Alves da Silva, Solange de Almeida, Bett Ribeiro, Rita Mayumi, Jade Nunes, Priscila Lima e Arthur Fernandes Barros.
Vídeo
Assista ao vídeo onde as meninas se apresentam e explicam o funcionamento do aplicativo:





















