Em sua 13ª edição o Projeto Reciclando com o Ópera na Escola oferece apresentações gratuitas da ópera Bastião e Bastiana em Araçariguama
Publicado em:
22 de outubro de 2025 às 20:09:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Apresentação artística, proposta pedagógica, debate e oficina de confecção de instrumentos musicais são algumas atividades que acontecem dia 25 de outubro
Reciclando com o Ópera na Escola chega à sua 13ª edição e será apresentado em Araçariguama no próximo sábado. O projeto, que une arte e educação, tem como propósito democratizar o acesso à cultura em comunidades com pouca oferta cultural, levando gratuitamente a ópera cômica “Bastião e Bastiana” a 10 escolas públicas do estado de São Paulo.
Além das apresentações, a iniciativa tem caráter socioeducativo: cada escola recebe um material pedagógico para desenvolver atividades didáticas relacionadas à obra. O projeto também promove uma oficina de construção de instrumentos musicais, utilizando os conceitos dos 5 R’s da sustentabilidade, estimulando a criatividade, a consciência ambiental e a valorização da música como ferramenta de transformação.
Composta por Wolfgang Amadeus Mozart em 1768, quando tinha apenas 12 anos, “Bastião e Bastiana” é um clássico mundial que atravessa séculos encantando plateias. O enredo acompanha as desventuras de Bastiana, uma jovem camponesa que teme ter perdido o amor de Bastião para uma dama do castelo. Em sua busca por reconquistá-lo, ela conta com os conselhos do misterioso mago Colas, resultando em uma trama divertida e atemporal. Este espetáculo conta com texto traduzido do original alemão, e foi especialmente encomendado para atender ao propósito deste projeto, que visa democratizar o acesso às artes menos acessíveis e ampliar a diversidade cultural.
As apresentações acontecem em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, o que amplia o alcance e facilita o acesso da comunidade do entorno. “Proporcionar arte de qualidade e gratuita é garantir que ela cumpra seu papel transformador, ampliando horizontes, fortalecendo a identidade cultural e despertando nas crianças e nos jovens o direito de sonhar e se expressar”, destaca Cléia Mangueira, fundadora da Tulipa Produções Artísticas, co idealizadora e diretora do projeto.
A 13ª edição do Projeto Reciclando com o Projeto Ópera na Escola é produzida pela Tulipa Produções Artísticas, conta com o patrocínio da Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativas, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.
Sobre a Tulipa Produções Artísticas
Nos últimos 15 anos a TULIPA vem se dedicando a realização de projetos sócio culturais e educativos, com experiência na criação e realização de projetos que visam democratizar o acesso à arte e à cultura sustentável, especialmente para públicos que vivem afastados dos grandes centros urbanos. Seus projetos demonstram seu compromisso com a inclusão cultural e a educação ambiental, integrando apresentações artísticas acessíveis com atividades práticas de sustentabilidade.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Serviço
Reciclando com o Ópera na Escola – 13ª edição
Espetáculo: Bastião e Bastiana, de Mozart
Entrada: gratuita
Araçariguama - Serviço:
Quando: 25/10/2025 - 10H
Onde: EMEF Profª Thereza de Campos Castro Rua Leopoldo da Silva,2 - Terra Baixa
Quando: 25/10/2025 - 14H
Onde: EMEIF Vanete Alves Felippe Avenida Igavetá, 1.430 - Igavetá



















